Revista Thema

Published by Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Online ISSN: 2177-2894
Publications
Article
Este artigo apresenta os resultados produzidos no desenvolvimento de um Programa Aberto de Ensino de Sistemas de Controle (PAESC) a ser utilizado como ferramenta auxiliar nas atividades de ensino da disciplina de Sistemas de Controle. Essa disciplina é parte integrante de vários currículos em cursos de engenharia e possui uma característica multidisciplinar, envolvendo, dentre outros, conteúdos de Cálculo, Física, Circuitos Elétricos, Mecanismos, dificultando o aprendizado dos alunos. Com o objetivo primordial de suprir essa dificuldade, o Programa Aberto de Ensino de Sistemas de Controle está sendo desenvolvido no sentido de proporcionar uma ferramenta tecnológica, disponível pela Web, para auxiliar o aprendizado dos futuros engenheiros. Para tanto, apresenta gráficos, animações e permite a interação. A ferramenta está sendo construída em linguagem Java, e os códigos produzidos são abertos, de modo a permitir que possam ser enviadas contribuições às simulações desenvolvidas.
 
Article
este artigo analisa a historiografia marxista latino-americana em relação a sua articulação com a historiografia ocidental e destaca a importância do debate entre prática e abstração na sua constituição.
 
Article
A Formação Continuada de professores tem sido objeto de muitos estudos e exige análises permanentes sobre sua configuração. Considerando as inúmeras mudanças nos sistemas social, cultural, político e econômico, essa imposição apresenta-se tanto como condição para acompanhar a evolução do conhecimento, como para redirecionar as ações docentes em busca do atendimento às novas demandas educacionais. No presente artigo, realiza-se um breve estudo sobre o conceito de Formação Continuada, não na perspectiva de encerrar o tema em questão, mas de reunir e apresentar alguns dos referenciais adotados no grupo de pesquisa FORMARE . Problematiza-se o tema, provocando aproximações e questionamentos sobre esse conceito, semanticamente tão complexo por sua multifacetada adoção e concepção.
 
Pontos de amostragem  
Article
Este documento descreve a extração e análise de hidrocarbonetos no sedimento da colônia Z-3, localizado no "Saco do Laranjal", região estuarina da Laguna dos Patos. A extração foi realizada em um equipamento de Soxhlet com acetona / hexano (1:1 v/v) como solvente extrator. O extrato foi fracionado por cromatografia líquida preparativa em coluna de sílica / alumina, gerando duas frações principais: hidrocarbonetos saturados (F1) e hidrocarbonetos aromáticos (F2). A fração F2 foi analisada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas em um sistema HRGC/TOFMS. Vários HPAs de importância ambiental, foram identificados e suas estruturas sugerem contaminação de origem pirolítica e petrogênica. A comparação entre os pontos considerados demonstra a capacidade de diluição da lagoa. O estudo físico-químico da água na mesma região indica um local pouco afetado por atividades antrópicas.
 
Componentes da parede celular vegetal (BUCKERIDGE et al., 2007).
Article
O bioetanol, etanol lignocelulósico ou etanol de segunda geração é obtido a partir da sacarificação de celulose, hemicelulose e pectina presentes na parede celular de biomassas. O bioetanol está sendo amplamente estimulado nos Estados Unidos por ser um substituto direto da gasolina, não competir com culturas agrícolas destinadas à alimentação e por causar menos impacto ambiental. A celulose é o polissacarídeo mais abundante na terra, entretanto esta molécula é muito bem protegida na parede celular de plantas, e hidrolisá-la eficientemente a açúcares fermentáveis para produzir bioetanol a preços competitivos se tornou um dos maiores desafios da biotecnologia moderna. Esta revisão objetiva avaliar a produção e pesquisa de bioetanol nos Estados Unidos focando as rotas bioquímicas.
 
Article
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de soja geneticamentemodificada (GMRR), contudo efeitos como inerentes à transformaçãogenética, o uso do glifosato no controle de plantas daninhas eseu impacto sobre a planta e a microbiota do solo, nas condições edafoclimáticasdo Brasil, ainda não foram devidadamente elucidados e nãoconstituem consenso. O trabalho avaliou o impacto do glifosato na microbiotado solo cultivado com soja BRS 243 RR e BRS Cambona no CentroAgropecuário da Palma da Universidade Federal de Pelotas na safra2008/2009. O comportamento da microbiota do solo foi avaliado medianteavaliação de parâmetros como determinações de contagem bacterianae de fungos, carbono orgânico total, o carbono da biomassa microbiana,a respiração basal e o quociente metabólico. Os tratamentos comglifosato e soja GMRR não apresentaram efeitos sobre os teores de COT(carbono orgânico total) e biomassa microbiana (CBM), porém os tratamentoscom maiores níveis de herbicida apresentaram maior quocientemetabólico, pelo aumento nos níveis de CO2 e a redução da biomassa. Ascontagens de microrganismos revelaram impacto negativo do glifosatosobre a população de fungos, com redução da população microbiana.
 
Article
Esta pesquisa compreende uma investigação qualitativa, cujo foco precípuo é identificar e analisar as perspectivas de professores de inglês como língua estrangeira (LE) em serviço e em pré-serviço acerca de aspectos pertinentes ao ensino-aprendizagem da gramática em contexto de sala de aula, sobretudo no que se refere a abordagens tradicionais de foco isolado nas formas e a proposta de uma abordagem que se configura em um foco dual forma/sentido na interação comunicativa. Os dados que constituem o corpus de análise do estudo são oriundos de questionários e entrevistas estruturados de tal modo a propiciarem a elicitação da visão de professores e graduandos de Letras – Habilitação em Inglês, de duas Universidades da cidade de Pelotas (uma pública e outra privada), concernentes a tópicos como o significado de saber uma língua estrangeira, a pertinência e as formas de abordar a gramática dessa língua. Os dados coletados são analisados à luz de teoria veiculada em importantes estudos apontados pela literatura da área de Aquisição de Segunda Língua cujo escopo abrange temáticas como instrução focada na forma e no sentido, competência lingüística e interação.
 
Article
Qual a relevância de se relacionar, em uma pesquisa sobre formação docente, campos do conhecimento tão distintos em seus fundamentos, como podem ser as ciências da educação, a arte contemporânea e as filosofias da diferença? Há relações entre as transformações atuais nos modos de vida (modos de subjetivação) e de saber (modos de produção de saber) com as formas como nos formamos professores de Arte (processos de formação)? Como se relacionam as formas de ser professor de Arte e as formas de ser sensível (estética) ao que nos acontece dentro e fora da escola, com as formas como nos posicionamos (política) diante dessa questão? E mais: as experiências estéticas com propostas de arte contemporânea podem ativar processos de formação de professores de arte? Como? Acontece algo singular nessa formação se as experiências estéticas envolverem diretamente o corpo dos professores? Que diferença pode haver nesse processo se a formação se der em grupo? Estes são alguns dos interrogantes abordados aqui. Este texto traça, brevemente, o campo problemático, os fundamentos estético-filosóficos e o modo de fazer de uma pesquisa com formação continuada de professores de arte. A pesquisa intitula-se “Políticas do sensível no corpo docente. Arte, filosofia e formação na contemporaneidade” e está em andamento desde o final de 2008. Envolve professores de arte da rede pública municipal pública de ensino da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, colaboradores e alunos. E como o próprio nome diz, cultiva-se entre três campos do conhecimento: arte contemporânea, filosofias da diferença e ciências da educação.
 
-Diferentes regiões macroestruturais comumente obtidas em seções longitudinais de lingotes fundidos.  
Aparato experimental evidenciando as três cavidades dos moldes, sendo, da esquerda para a direita: base de cobre, somente areia e lateral de aço.  
Desenho esquemático, em corte, das configurações das cavidades do molde sendo, da esquerda para a direita: lateral de aço, somente areia e base de cobre.  
Macroestrutura do Molde em Areia, com as respectivas durezas e Limites de Resistência Mecânica;  
Article
Tendo em vista a importância da correlação das propriedades mecânicas com a morfologia macroestrutural e as condições de solidificação, objetiva-se, neste trabalho, o desenvolvimento de um sistema experimental que possibilite a análise global da relação entre propriedades mecânicas, determinadas por meio de ensaios de dureza e relações experimentais, presentes na literatura, com características morfológicas dos grãos da estrutura bruta de solidificação de liga Al-4,5%Cu. Os resultados indicam uma forte relação destas variáveis e, particular interesse, na associação do tamanho de grão, que se mostrou consideravelmente menos sensível do que a morfologia em relação à propriedade mecânica. Também, verifica-se que em altas taxas de extração de calor, existe a tendência de redução da quantidade de poros.
 
Article
Chegar na última etapa da graduação em história-licenciatura é alcançar o momento fundamental do estágio supervisionado. É nesse momento que toda a bagagem constituída através das disciplinas teóricas deve se concretizar no plano prático e objetivo da realidade escolar. Assim, o presente trabalho visa colaborar no entendimento desse momento como um ato de aliar as questões teóricas às práticas e procedimentos docentes, de testar possibilidades, de realizar um trabalho diferenciado dentro do processo do estágio-docência. Aliando uma base teórica que encontra na práxis um norte, evidenciamos o relato de um trabalho efetuado dentro do estágio-supervisionado que levou em consideração fontes e abordagens diversas junto ao ensino fundamental. Por fim, têm-se algumas considerações que possuem a intenção de forma profícua dentro desse debate emergente dentro das licenciaturas brasileiras.
 
Article
Este trabalho relata uma experiência multidisciplinar proposta em sala de aula, no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no ano 2008/09, para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Técnico. A partir desta proposta de trabalho foi desenvolvido um projeto de um Curso Técnico em Multimeios Didáticos que prevê a formação de um profissional que fará o papel de intermediário entre os professores e a tecnologia, tornando o processo de ensino/aprendizagem mais interativo, visto que a inserção da tecnologia em sala de aula é de fundamental importância para complementar o conteúdo, tornando-o mais fácil de ser assimilado a medida que proporciona contextualização com a realidade. Este profissional estará apto para atuar em escolas públicas e privadas, empresas de criação de material didático e Instituições de educação à distância e presencial.
 
Article
A estabilidade de diferentes organismos da mesofauna, como ácaros e colêmbolos, e a atividade microbiana do solo são indicadores de qualidade físico-química e biológica do solo. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de métodos de controle de plantas concorrentes sobre a qualidade do solo cultivado com soja transgênica. Neste contexto, foram cultivados dois genótipos de soja, geneticamente modificada (GMRR) BRS 244 RR e não modificada (NM) BRS 154, no Centro Agropecuário da Palma da Universidade Federal de Pelotas (CAP), nas safras de 2005/2006 e 2006/2007. Para o controle de plantas daninhas, testaram-se, tratamentos com glifosato, imazetapir e capina. Avaliaram-se populações de ácaros e colêmbolos, o carbono da biomassa microbiana, a respiração basal e o quociente metabólico do solo. Verificou-se que a aplicação dos herbicidas, principalmente de glifosato, em soja BRS 244 RR cultivada em Planossolo resultou em desestabilidade da mesofauna e maior atividade da biomassa microbiana.
 
Acúmulo de matéria seca nas cultivares BRS 179 (A) e BRS 177 (B) em função da ontogenia das plantas crescidas a diferentes concentrações salinas, sendo zero (— ), 15 (— ), 30 (-), 45 (-—-) e 60 mM de NaCl (-—-). 
Índice de área foliar nas cultivares BRS 179 (A) e BRS 177 (B) em função da ontogenia das plantas crescidas a diferentes concentrações salinas, sendo zero (-), 15 (-), 30 (-), 45 (-) e 60 mM de NaCl (-).
– Taxa de crescimento de área foliar nas cultivares BRS 179 (A) e BRS 177 (B) em função da ontogenia das plantas crescidas a diferentes concentrações salinas, sendo zero (—), 15 ( —), 30 (-), 45 (-—-) e 60 mM de NaCl (-—-) . 
– Taxa de crescimento relativo de área foliar nas cultivares BRS 179 (A) e BRS 177 (B) em função da ontogenia das plantas crescidas a diferentes concentrações salinas, sendo zero (—), 15 (—), 30 (-), 45 (-—-) e 60 mM de NaCl (-—-) . 
Article
O experimento foi desenvolvido em condições de casa-de-vegetação do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pelotas, com o intuito de avaliar e comparar o crescimento de duas cultivares de trigo, em condições de casa-de-vegetação, crescidas em diferentes concentrações de cloreto de sódio. Utilizando-se como substrato, solo do tipo Planossolo, que após análise físico-química foi corrigido e fertilizado. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial constituído de duas cultivares (BRS 179 e BRS 177), cinco concentrações salinas (0, 15, 30, 45 e 60 mM NaCl) e sete coletas com intervalo de 14 dias, após a emergência, com três repetições. Os dados de matéria seca total acumulada e os de área foliar foram ajustados, respectivamente, pela equação logística simples e por polinômios ortogonais, sendo os valores instantâneos da taxa de produção de matéria seca e taxa de crescimento de área foliar obtidos por derivadas das equações ajustadas da matéria seca total e de área foliar versus tempo. A matéria seca e área foliar das cultivares de trigo são reduzidas diretamente pela salinidade e em maior proporção pelo incremento na concentração salina (0 a 60 mM), sendo que o acúmulo de matéria seca diminui mais do que a área foliar nas duas cultivares de trigo. As características de crescimento avaliadas neste trabalho foram influenciadas pelo aumento na concentração de NaCl no substrato solo, em ambas cultivares. A cv. BRS 179 apresentou características de crescimento superiores a da cv. BRS 177.
 
Article
A prática do Croqui - com o incremento da Imaginação Criadora - aparentemente carrega em si a possibilidade de superação de estereótipos, em direção à satisfação de novas descobertas. Estas são alimentadas pelas intervenções, da “mão obreira”, que o designer pode provocar nas representações gráficas de um modo particularmente inovador, re-significando o objeto projetual em pauta. Neste artigo, estou propondo uma reflexão sobre um dos modos que o estudante de Design tem na sua formação acadêmica e posterior vida profissional para abordar os problemas de projeto que lhe são submetidos: o Croqui. Este será analisado como uma representação gráfica manual de idéias nascentes, conjuntamente ao que lhe dá origem e sentido - a Imaginação Criadora.
 
– Espectros de PL típicos de uma amostra implantada a 600˚C600˚C e recozida por 30 min a 1150˚C, antes (círculo) e depois (quadrado) do processo de passivação. Observe a mudança na escala do espectro da amostra antes do processo de passivação. 
– (a) Intensidade do pico de PL e (b) posição em função do tempo de recozimento a 1150˚C1150˚C, antes (símbolo aberto) e após (símbolo fechado) o processo de passivação em FG de amostras implantadas a RT (quadrado) e a 600˚C600˚C (círculo). 
Relação entre as intensidades dos espectros de PL após e antes do processo de passivação. a) Amostras implantadas a 600˚C600˚C recozidas previamente em diferentes intervalos de tempo a 1150˚C1150˚C. b) Amostras implantadas a RT e a 600˚C600˚C previamente recozidas por 120 min a 1150˚C1150˚C. 
Article
The intense research activity on Si nanostructures in the last decades has been motivating by their promising applications in optoelectronics and photonic devices. In this contribution we study the photoluminescence (PL) from Si nanocrystals (Si NCs) produced by hot implantation, after a post-annealing step in a forming gas ambient (passivation process). When measured at low pump power (~20 mW/cm2) our samples present two photoluminescence (PL) bands (at 780 and 1000 nm, respectively). Since each PL band was shown to have different origin we have investigated the passivation effect on them. We have found that only the 1000 nm PL band is strongly influenced by the passivation process in its intensity. In addition we have studied samples implanted at 600 oC annealed at 1150 oC for different time intervals and further passivated. The results show that the passivation effect on the 1000 nm PL band is strongly dependent on the preannealing time.
 
Article
De que modo pode a Filosofia integrar-se às demais disciplinas da grade curricular dos cursos técnicos do IFSul? E como se insere uma disciplina como essa em instituições de ensino que têm tradicionalmente como foco o ensino tecnológico e profissionalizante, como são os Institutos Federais? Primeiramente, a Filosofia poderia contribuir na formação do profissional egresso, desenvolvendo-lhe competências relacionadas ao filosofar, em especial as relacionadas ao raciocínio abstrato e à comunicação, o que poderia vir a fazer a diferença no mercado de trabalho. Assim, os Institutos Federais ofereceriam um ensino de excelência com o objetivo de formar o técnico mais bem qualificado possível ao mercado de trabalho. Todavia, o aparelhamento técnico de nossos jovens, embora essencial para o desenvolvimento do País, não pode apresentar-se como a preocupação prioritária dos educadores, pois é fundamental considerar-se a formação integral da pessoa humana. Qual educação, afinal, queremos? E qual o papel da escola pública em nossa sociedade? O direcionamento unilateral à qualificação profissional pode levar-nos à formação de uma espécie de “superpeão”. A escola não pode ser serva do mercado. Ela tem o papel maior de agente de questionamento e transformação da sociedade. A concepção de Ensino Médio Técnico-Integrado nos parece orientar-se antes para a formação “integral” do cidadão, da pessoa em sua totalidade. O trabalho não é apenas uma relação econômica, mas também ética, política e estética. Deve ser uma forma de realização, de humanização do mundo, e não de coisificação do homem. É sempre possível pensar nossos espaços de educação formal como um compartilhar humano de sentidos, de afetos, de vivências, de posturas, de identidades. A esses espaços deverá a qualificação técnica sempre agregar-se, jamais sobrepor-se.
 
Article
Este pequeno artigo é parte de um trabalho maior intitulado Música e História na República de Weimar e no III Reich: uma aproximação possível, e visa ressaltar as formas de adequação utilizadas pelo nazismo no campo musical, buscando um entendimento de qual foi a música que este regime considerou adequada para expressar sua ideologia.
 
Article
Este artigo faz um estudo da trajetória de Hernan Cortez, de 1519 até a conquista de Tenochtitlán, em 1521, e procura responder: de acordo com as representações contidas cartas de Cortez, quais razões levaram a civilização asteca a ser conquistada pelo contingente militar liderado pelo espanhol? O artigo buscou analisar algumas razões representadas nas cartas enviadas por Cortez que levaram à conquista de Tenochtitlán e relacioná-las com a historiografia acerca do tema. A metodologia utilizada foi análise das fontes buscando as representações das razões que foram narradas por Cortez, confrontando-as com os estudos de Levy (2010) e Léon-Portilha (2012), dentre outros. Os resultados demonstraram que superioridade bélica, comunicação, influência da religião, ambição, epidemias e o comando de Cortez foram algumas das possíveis razões da conquista.
 
Article
A demanda por resultados confiáveis e rastreáveis tem resultado em uma maior procura pela implementação de sistemas de gestão da qualidade como a ISO/IEC 17025. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as dificuldades enfrentadas pelas instituições após a implementação da norma e as ferramentas utilizadas para contornar tais dificuldades. Quatro questões foram enviadas a laboratórios brasileiros acreditados na ISO/IEC 17025. As respostas foram tratadas seguindo o método de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os laboratórios participantes operam em variados ramos. Dificuldades como engajamento da alta gerência e da equipe, custos, problemas na interpretação da norma, entre outros, foram encontradas e puderam ser relacionadas àqueles presentes na literatura para implementação da norma. Isto sugere que as dificuldades encontradas inicialmente também são encontradas na manutenção contínua da norma. Para contorná-las, os laboratórios implementam ações e ferramentas da qualidade que melhor se adaptam ao funcionamento deste, como qualificação da equipe, realização de auditorias internas e externas, entre outras citadas. Palavras-chave: Laboratório; qualidade; dificuldades; ferramentas.
 
-Planta fisális (Physalis peruviana L.) e seu fruto no ponto de colheita.
Article
O propósito do trabalho foi verificar a qualidade fisiológica das sementes da fisális (Physalis peruviana L.) tendo em vista que a cultura vem se destacando e ganhando espaço no mercado brasileiro como uma alternativa de diversificação na produção agrícola para os agricultores familiares. Foram realizados dois experimentos, sendo o primeiro avaliando a temperatura e a luminosidade na germinação das sementes, e o segundo avaliando a influência do tempo de armazenamento das sementes na germinação e vigor. Foram aplicados os testes de germinação, teste a frio sem terra e envelhecimento acelerado para verificar o comportamento em diferentes períodos de armazenamento (zero, 30, 60, 120, 180 e 240 dias). Em ambas as avaliações se aplicaram o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), sendo que os resultados entre a germinação e temperatura foram submetidos à ANOVA, e entre a germinação e o período de armazenamento analisados também pela ANOVA e aplicado a regressão polinomial, ambas ao nível de significância de 5%. A pesquisa constatou que o percentual de germinação é maior aos 28 dias após a semeadura, na temperatura de 20º C, entretanto, não diferem estatisticamente entre as avaliações realizadas aos 21 e 28 dias, nas temperaturas 20, 25 e 30º C. Já o período de armazenamento apresentou correlação linear negativa no potencial fisiológico das sementes.
 
Article
O artigo analisa as associações negras pelotenses que permitiram a constituição de uma identidade negra positiva percebida em relação direta com o contexto relacional vivenciado em âmbito nacional e internacional. Destacamos ainda a busca por um entrelaçamento entre diferentes associações tendo como ponto em comum a identificação racial mediada pela busca por uma posição social diferenciada. Diretamente vinculado ao período do pós-Abolição almejava-se a cidadania em uma sociedade ainda muito preconceituosa racialmente. A delimitação espacial focaliza o estudo na cidade de Pelotas, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1820 a 1943. Tem inicio com a criação da primeira irmandade negra em 1820. Dentre as associações destacamos o surgimento dos clubes sociais negros (1917-1931) e suas atividades em conjunto, com ênfase para o surgimento da Frente Negra Pelotense (1933) e a busca por uma identidade racial que fosse comungada por todo o grupo negro local.
 
-Diagrama de blocos representando o modelo SIR.
-Simulações que ressaltam a ocorrência do fenômeno de aderência (utilizou-se k =0.022).
Article
A COVID-19 surpreendeu o planeta em razão da velocidade de contaminação. Surgida no final de 2019 em Hubei (China), espalhou-se rapidamente por todos os países. Naturalmente, o interesse em conhecer o comportamento dinâmico dessa pandemia ganhou muito destaque na comunidade científica. Diversos trabalhos têm sido publicados sobre esse tema. Neste sentido, o presente artigo insere-se nesse esforço de tentar compreender melhor a dinâmica de espalhamento da COVID-19. A dificuldade de se estimar parâmetros da dinâmica epidêmica localizada em uma determinada cidade ou região tem sido característica marcante, destacada por diversos autores. Esta característica motivou a utilização de um modelo dinâmico compartimental do tipo SIR (Suscetíveis, Infectados e Removidos), cuja estrutura simples necessita de poucos parâmetros para serem estimados. Entretanto, foram necessárias modificações nessa estrutura simples, de forma a tornar o modelo mais preditivo e capaz de reproduzir dados reais. A principal modificação foi a consideração do percentual de circulação da população no modelo dinâmico, que tem sido utilizado como variável de controle. Este modelo SIR modificado recebeu o nome de MdSIR, para facilitar explicações no texto. Os resultados mostraram que um modelo com estrutura simples e poucos parâmetros reproduziu bem a dinâmica epidêmica em algumas cidades brasileiras.
 
Article
Neste estudo apresentamos uma reflexão sobre a precarização e as desigualdades nos modos de vida em diferentes territórios no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, fizemos uma busca de documentos de domínio público no Jornal Folha de São Paulo, considerando os meses de abril e maio (1ª fase da pandemia), através dos descritores: periferia, favela, comunidade, quilombolas e indígenas, relacionados à COVID-19. Identificamos 623 matérias e após leitura e categorização, restaram 175. Foi realizada análise temática das matérias selecionadas. Observamos que os discursos produzidos sobre as comunidades, favelas e periferias percorrem diversos caminhos. Os referidos espaços são abordados como mais vulneráveis aos efeitos sociais, econômicos e políticos que surgem com a pandemia, e observamos que a COVID-19 visibilizou antigas problemáticas: a precarização do trabalho, das condições de moradia e as desigualdades entre negros/as e brancos/as. As matérias abordaram também a insuficiência dos cuidados com os povos tradicionais e a necessidade de medidas urgentes de proteção e acesso aos serviços de saúde para essas populações. Palavras-chave: Territórios; COVID-19; documentos de domínio público.
 
Article
No contexto da pandemia do Novo Coronavírus (2019-nCoV), o ensino remoto tomou proporções mundiais. Em meio a um cenário de incertezas e mudanças atípicas nos modos de vida das pessoas, a educação não escapou a essas adversidades. Um dos maiores desafios provocados pelo ensino remoto se traduz pela necessidade de repensar e modificar alguns paradigmas educacionais vigentes. O presente estudo explora, através da análise de um Portfólio, as estratégias de ensino remoto utilizadas numa turma de quinto ano do Ensino Fundamental, evidenciando aspectos do ensino, da avaliação e da formação remota. A análise fundamenta-se, de forma breve, em alguns pressupostos complexos e holísticos sobre saberes docentes e professor-reflexivo. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja investigação se dá acerca da própria prática do professor-pesquisador e cuja análise permitiu constatar a importância da reflexão sobre a ação, em que o professor assume papel central na sua própria formação. Palavras-chave: Ensino; pandemia; formação de professores; Educação.
 
Article
Este artigo teve como objetivo compreender os impactos da pandemia da COVID-19 na educação, sob a perspectiva dos professores do Ensino Fundamental I da Rede de Ensino Privada de Belo Horizonte, a qual passou a ofertar suas aulas remotamente após suspensão das aulas presenciais. Para tal, foi realizado em 2020 uma investigação classificada como pesquisa Survey. Participaram 250 professores. Os resultados apontam que os professores estão cansados e estressados com o aumento do trabalho, inseguros com a nova forma de ensinar, principalmente porque nem todos dominam as tecnologias digitais que as aulas online requerem e, sentem pressionados pelas escolas e pelas famílias. Porém, percebem que no momento a tecnologia é a alternativa viável para que os alunos não fiquem afastados das atividades acadêmicas, mas consideram que a qualidade da aprendizagem está prejudicada, pois seus alunos não têm autonomia e nem disciplina para o estudo a distância. Assim, acreditam que a reposição de conteúdos após a pandemia será necessária e, se sentem ansiosos quanto a retomada das aulas. Palavras-chave: Educação; ensino remoto; novo Coronavírus; professores.
 
Article
O objetivo deste artigo foi verificar a adesão dos grupos em situação de Vulnerabilidade Social (VS) ao Isolamento Social (IS) no cenário de COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida através da busca por estudos publicados no ano de 2020, obtidos nas bases de dados virtuais CAPES, LILACS e SciELO. Com base nos estudos selecionados para sistematização e análise, foi possível compreender que há amplos cenários de VS que afligem à população brasileira, que está sendo amplificada durante à pandemia de COVID-19 como: racismos e desigualdades raciais, violência doméstica, feminicídio, pobreza, fragilidade do sistema de saúde e vulnerabilidade da população indígena. Situações que expõem às desigualdades e problemáticas que estão ocorrendo no país. Conclui-se, portanto, que o Brasil é um país que apresenta grandes dificuldades para que sua população em VS possa aderir ao movimento “Stay Home” por meio do IS utilizado nos dias atuais, que comumente não está sendo capaz de apresentar o resultado esperado. Visto que, muitos brasileiros precisam sair às ruas para assegurar seu sustento, assim sendo, não aderem a este movimento por questões de sobrevivência.
 
Article
Em meio a pandemia do novo coronavírus muitas notícias falsas têm circulado pelas redes sociais e alcançado uma grande parte da população. Boa parte dos afetados pelas famosas fake news são alunos de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. É papel do professor discuti-las e esclarecê-las em sala de aula de forma presencial ou remota para que não se propaguem ainda mais, colaborando na formação de cidadãos com senso crítico, sem uma visão deturpada dos fatos. Este trabalho elaborou um formulário eletrônico com doze perguntas sobre conteúdos de química, ciências e atualidades envolvendo a pandemia da COVID-19 para avaliar como as fake news influenciam o pensamento dos alunos. Ele foi aplicado a 207 alunos de Ensino Médio de três escolas estaduais do Rio de Janeiro. A análise dos resultados mostrou a necessidade deste tipo de discussão em sala de aula pois, assuntos bastante debatidos ainda causam confusão, tais como escala de pH e o uso de drogas como a hidroxicloroquina. Observou-se uma boa noção dos alunos quanto ao modo de proteção ao vírus e a métodos “milagrosos” de cura ou prevenção. O trabalho reforçou a ideia de quão importante é a discussão sobre fake news durante a pandemia, pelas plataformas digitais que os professores e alunos têm acesso, mas também após o término do isolamento social, a partir de medidas didáticas no ambiente escolar. Palavras-chave: Ciências; Coronavírus; informações falsas.
 
Article
As atividades ao ar livre podem expor os praticantes a riscos, os quais não devem ser considerados unicamente impeditivos, entretanto, geram a demanda por processos estruturados de gestão, ainda mais relevantes com a presença da COVID-19. Este trabalho relata a experiência do desenvolvimento de um processo de gestão de riscos para atividades ao ar livre durante a pandemia de COVID-19. A experiência ocorreu em uma disciplina do Curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O processo de gestão de riscos buscou contextualizar a proposta de atividades ao ar livre, além de identificar, analisar, avaliar e tratar os riscos. Enfim, uma experiência que contribuiu para o aprimoramento da segurança dos participantes da disciplina e que pode ser útil a demais praticantes de atividades ao ar livre, em especial, durante a pandemia.
 
-Diagrama de blocos representando o modelo SIR.
Article
O presente artigo aborda a identificação paramétrica em um modelo dinâmico da epidemia por COVID-19, localizada em uma determinada cidade ou região. O modelo dinâmico utilizado é uma adaptação do SIR (Suscetíveis, Infectados, Recuperados), que recebeu o nome MdSIR, adaptação esta específica para reproduzir dinamicamente a COVID-19. Foram identificados três parâmetros que variam ao longo do tempo: o índice de reprodução basal; a taxa de quarentena de infectados; o percentual de circulação. Utilizou-se o método de Nelder-Mead Simplex na identificação paramétrica. O procedimento de identificação paramétrica foi utilizado considerando-se os dados reais de diversas cidades brasileiras. Simulações realizadas para essas cidades mostraram que o modelo cujos parâmetros variam ao longo do tempo reproduziu muito bem os dados reais.
 
Article
RESUMO O objetivo desse artigo foi pesquisar os desafios e as potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural na Fronteira Santana do Livramento (BR) – Rivera (UY) durante o período de pandemia de COVID-19. Para tanto, optamos pelo Estudo de Caso como método. Como ferramentas metodológicas, utilizamos a Técnica da Observação Participante, realização de entrevistas, fotografias e utilizamos notícias sobre turismo rural. Na fronteira existem modos de vida, lugares e serviços que mostram um grande potencial para o turismo rural. Entendemos que a Pandemia de COVID-19 trouxe grandes dificuldades ao setor, entretanto esse período de crise também pode fomentar um repensar no sentido de buscar alternativas a partir da construção de uma proposta coletiva de turismo rural para o território. Palavras-chave: Turismo rural; fronteira; COVID-19.
 
Article
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19) levou à suspensão de atividades presenciais nos ambientes escolares. Com isso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recomendou o uso de tecnologias educacionais conectadas à internet para a continuidade das atividades de ensino e aprendizagem, prática adotada em diversas instituições. Igualmente inseridos neste contexto, estudantes com deficiência podem necessitar de materiais e softwares adaptados para apoiar a aprendizagem remota. Levando-se em conta que a pandemia de COVID-19 terá impactos na educação por tempo ainda indeterminado, torna-se relevante produzir tecnologias educacionais inclusivas. Sendo assim, este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve por objetivo elaborar um guia de diretrizes para o design de interfaces de aplicativos educacionais em dispositivos móveis para crianças autistas. Como resultado dos procedimentos metodológicos, o guia pretende colaborar na melhoria de usabilidade e acessibilidade de novos aplicativos, de modo a favorecer uma boa experiência do usuário com autismo, minimizando barreiras e eventuais dificuldades na aprendizagem. Palavras-chave: COVID-19; Tecnologias educacionais; autismo; aplicativos; design de interface.
 
Article
Este artigo pretende discutir e evidenciar a importância de se conjugar os estudos, pesquisas e medidas da área da saúde com estudos, pesquisas e análises sociais da pandemia. Desta forma pretende-se refletir acerca da contenção da propagação do coronavírus de uma forma mais ampliada, considerando o contexto capitalista brasileiro. Estudos já indicam que, no Brasil, os trabalhadores, especialmente os mais pobres, são os mais acometidos pela COVID-19. Isto indica que as condições sociais, principalmente as relativas ao trabalho e à saúde, já podem ser consideradas fatores determinantes para o contágio nesta pandemia. Diante disso, este artigo traz uma pesquisa bibliográfica, por meio de referencial teórico e recentes estudos, pesquisas e informações divulgadas pela comunidade científica, acadêmica e jornalística, que contempla o perfil da pandemia no Brasil e possíveis fatores que levam ao maior contágio entre os membros da classe trabalhadora brasileira. A análise social realizada indica que a dificuldade de acesso à saúde e ao saneamento básico, e, sobretudo, os vínculos precários de emprego e a informalidade, contribuem para a disseminação do coronavírus no Brasil. Palavras-chave: Coronavírus; classe trabalhadora; COVID-19; pandemia; trabalho.
 
Article
O presente artigo tem como objetivo discutir os desmembramentos da educação neste período de distanciamento social, trazendo para o debate questões referentes à educação remota das pessoas com deficiência e as inquietações acerca do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Questionamentos sobre a educação remota em tempos da COVID-19 impulsionaram a presente pesquisa. Para análise, foram utilizadas as Sinopses Estatísticas do ENEM entre os anos 2009 a 2018, fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além de levantamento documental sobre o tema. As análises mostram que a educação remota em tempos da COVID-19 precisa levar em consideração diversos fatores como o acesso à internet e as especificidades dos estudantes com deficiência, bem como destaca a necessidade do adiamento do ENEM diante da realidade vivenciada. Palavras-chave: Educação remota; estudante com deficiência; COVID-19; pandemia; ENEM.
 
-Frequência relativa de respostas dos servidores do Instituto Federal Sul-riograndense, pertencentes ou não pertencentes ao grupo de risco, sobre três situações relacionadas à COVID-19. CGR -Coabitam com pessoa(s) que afirmam pertencer ao grupo de risco; AGR -Atendem pessoa(s) que afirmam pertencer ao do grupo de risco, mas não coabitam com essa(s) pessoa(s); CGR e AGR -Coabitam com pessoa(s) que consideram pertencer ao grupo de risco e também precisam atender pessoa(s) que consideram pertencer ao grupo de risco, embora não coabitem com a(s) mesma(s).
-Número de servidores pertencentes ao grupo de risco ao COVID-19 de cada câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, por cidade onde trabalham. A área do círculo é proporcional ao número de servidores por município. *Pelotas possui três câmpus -Câmpus Pelotas (133 servidores), Câmpus Pelotas -Visconde da Graça (64 servidores) e Reitoria (26 servidores).
Article
Para reduzir a transmissão do novo Coronavírus e preservar a saúde das pessoas frente à COVID-19, tem sido adotado o distanciamento social, incluindo a suspensão de aulas presenciais. A retomada segura dessas atividades exige a adoção de estratégias para mitigar os efeitos da doença. Entre elas, destaca-se a avaliação das condições de saúde da comunidade escolar. Este trabalho avaliou as condições de risco dos trabalhadores em educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para a COVID-19. Assim, um questionário virtual foi disponibilizado ao público-alvo a fim de coletar informações sobre fatores de risco e exposição ao novo coronavírus. Foram recebidas 952 respostas dentre os 1880 servidores do IFSul. Um elevado percentual (78,99%) dos trabalhadores em educação do IFSul pertence ao grupo de risco para a COVID-19 ou convive com pessoas deste grupo. O uso de transporte coletivo foi relatado por 20,58%. Todos os câmpus do IFSul apresentam servidores no grupo de risco. Esses resultados contribuem com as estratégias de mitigação da COVID-19 no IFSul.
 
Article
Este artigo objetivou socializar ações e pesquisas destinadas ao enfrentamento da COVID-19 no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em tempos de pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), as Universidades públicas brasileira, apesar dos sucessivos ataques sofridos e do arrefecimento das políticas de fomento à pesquisa, têm contribuído significativamente para o combate [à pandemia. O estudo em questão, de abordagem qualitativa, utilizou-se da técnica de coleta e análise dos dados de amostragem intencional de reportagens postadas no site oficial da Ufal. Dentre as inúmeras ações efetivas da instituição supracitada, destacou-se a construção de um ventilador pulmonar de baixo custo e a criação de um aplicativo de celular para as pessoas cadastrarem e visualizarem locais com aglomerações, uma vez que o distanciamento social é um modo de evitar a disseminação do vírus. Ademais, como notas conclusivas, enfatiza-se a importância da valorização das Universidades públicas, do incentivo à pesquisa e do papel do pesquisador para a sociedade. Palavras-chave: Pandemia; COVID-19; universidade pública; pesquisa.
 
Article
Este estudo surgiu a partir do desejo de identificar características de uma comunidade aprendente em um componente curricular de um curso de mestrado que, em razão do momento pandêmico no qual vivemos, precisou ter modificada sua modalidade, passando de presencial para online. Dessa forma, o presente artigo caracteriza-se como um registro a contar da análise do percurso formativo de um grupo de professores matriculados em uma disciplina de mestrado em tempos de COVID-19. A turma era composta por 21 estudantes matriculados que, mesmo na modalidade remota, permaneceram em aula até o final, concluindo a disciplina. Assim, pretendemos construir respostas para a seguinte questão: Quais características de comunidade aprendente uma turma de mestrado apresenta ao passar de uma proposta presencial para o formato online? Para a realização da pesquisa empírica foi proposto um questionário eletrônico com 13 itens, desenvolvido na plataforma Google Forms®. O texto está embasado nas concepções teóricas de diferentes autores, trazendo o tratamento dos discursos do professor formador e dos mestrandos por meio de Análise Textual Discursiva. A pesquisa tem como objetivo compreender como um grupo de estudantes e seu professor se organizaram em uma comunidade aprendente, por meio das tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Conclui-se que, possivelmente, essa modalidade de estudo venha a se tornar uma tendência na formação docente, uma vez que se mostra como uma capacitação embasada no diálogo, no compartilhamento de ideias e na investigação de práticas que podem transformar a realidade de estudantes e professores. Palavras-chave: Comunidade aprendente; tecnologias digitais; distanciamento social.
 
Article
Objetivou-se analisar a percepção de docentes sobre as atividades não presenciais (ANP), realizadas durante o distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que optou por ANP e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que suspendeu suas atividades formais durante o período inicial da pandemia. Aplicou-se um formulário on-line e foram analisadas as respostas de 283 docentes. Apesar das decisões institucionais distintas, não se notou respostas muito diferentes dos docentes de ambas as instituições em relação à maioria das questões. A maioria dos docentes manifestou ser favorável às ANPs e buscou se capacitar para melhor enfrentar a nova situação. Os docentes buscaram formas sólidas de se capacitarem didática e pedagogicamente para a aplicação de um ensino não presencial, bem como de se comunicarem de forma efetiva com seus discentes. Conclui-se que o aprendizado com as ANPs fornecerá uma base sólida para um novo tipo de interação docente/discente, potencializando o uso de tecnologias emergentes na aplicação de atividades e estendendo a comunicação por meio das mídias a aplicativos sociais disponíveis. Palavras-chave: Tecnologias emergentes; ensino remoto; Institutos Federais.
 
Article
Restrições impostas pela pandemia de COVID-19 limitaram o acesso de pessoas com Doença de Parkinson(DP) à realização de exercícios. A telerreabilitação é uma estratégia que pode restaurar esse acesso. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de um programa de exercícios, baseado em telerreabilitação, sobre a qualidade de vida de pessoas com DP e sua aderência e motivação ao programa, durante um período do isolamento social. Dezessete pessoas com DP participaram do programa por três semanas. Foram avaliados a qualidade de vida (PDQ-8) e aderência e motivação (MPAM-R) à participação, antes e ao final do programa. Foram encontradas diferenças significativas no PDQ-8, ao final de cada semana (p=0,02). Não foram verificadas diferenças nos níveis de motivação quanto aos exercícios durante todo o período de intervenção. A taxa de aderência aos exercícios permaneceu acima de 70%, durante todo o programa. Concluiu-se que pessoas com DP podem aderir e se manter motivadas a participar de um programa de telerreabilitação obtendo melhora da qualidade de vida, mesmo em um período de isolamento social.
 
Article
O presente trabalho tem como objetivo estudar a experiência vivida por jovens atletas do futebol feminino profissionalizante durante a pandemia de COVID-19, justificando-se pelo interesse em compreender e cuidar dos efeitos psicológicos do isolamento social. Articula-se, metodologicamente, como um estudo de caso, inserido no rol de pesquisas qualitativas com uso do método psicanalítico, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Utiliza, como material de pesquisa, comunicações emocionais de nove atletas, feitas durante atendimentos psicológicos grupais realizados remotamente. A análise do material leva a resultados interpretativos que se apresentam sob forma de dois campos de sentido afetivo-emocional, que refletem uma condição de sofrimento emocional socialmente determinado: “Ecos da casa grande e senzala” e “Carreiras contaminadas”. Esse quadro geral enseja uma discussão sobre os modos pelos quais trajetórias de vida, concebidas como caminho de escape da pobreza, podem ser traumaticamente abaladas quando se percebe que fatos totalmente fora da possibilidade de controle individual podem colocar projetos pessoais em risco. Palavras-chave: Futebol feminino; pandemia de coronavírus; psicoterapia online; método psicanalítico.
 
Article
A pandemia de COVID-19 constitui-se um desafio para a população mundial, mas pode ter efeitos diversos em grupos e contextos específicos, devido a fatores como desigualdades socioeconômicas ou racismo estrutural. Este estudo visa analisar o cenário da pandemia no Brasil, com foco na população negra e as desigualdades relacionadas. É um estudo documental e exploratório, cuja fonte são 17 (dezessete) Boletins Epidemiológicos (BE) emitidos pelo COE COVID-19, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, no período de 03 de abril a 25 de maio de 2020. Os resultados indicam que de início, há maior hospitalização da população branca, com queda gradual até a quase equiparação no último boletim, a mesma relação se repete nos óbitos, com a relação se modificando até que negros passam a ser a maioria. Mostram ainda que mesmo brancos sendo maioria de internações, o maior número de mortes é entre negros, mostrando a Pandemia da COVID-19 como a expressão concreta da política de morte contra a população negra no Brasil. Palavras-chave: COVID-19; população negra; desigualdades raciais.
 
Article
Este estudo buscou averiguar as representações sociais acerca do esporte paraolímpico nacional diante da pandemia de COVID-19 nas notícias veiculadas pelo site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Foram catalogadas as notícias do período de 16 de março ao dia primeiro de junho de 2020. A análise das informações evidenciou que a pandemia suscitou, inicialmente, a suspensão das atividades do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. A partir disto, uma série de estratégias digitais foi adotada pelo CPB sendo, primeiramente, as “Lives com Profissionais da Natação Paralímpica” e o “Programa de Acompanhamento aos Atletas em Quarentena”. Após o período aproximado de um mês, novas ações foram apresentadas, com destaque para duas: “Live Paralímpica” e “Live #Tamo Junto”. Ademais, foi lançado o “Programa Movimente-se”. Também foram noticiados casos de falecimento e de doping de atletas paraolímpicos, nota de repúdio a humoristas, dentre outras atualizações do cenário paraolímpico mundial. Notou-se que o CPB procurou, pelos meios digitais, manter ativo o movimento paraolímpico brasileiro, exercendo proeminente papel às representações sociais que circundam a pessoa com deficiência.
 
Article
“Nunca estivemos de fato tão longe uns dos outros, não pela quarentena, mas por um conjunto de convicções extremadas que já se apresentava desde bem antes de 2020. E nesse momento em que o caos já vinha instalado nas relações humanas, com reflexos evidentes na política e economia, chega o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, um pequeníssimo meteoro, produzindo abismos inimagináveis.“
 
Article
Tomando como objeto de análise o contexto dos Estados Unidos e do Brasil, esta pesquisa analisou como o federalismo pode impactar as estratégias, velocidade e o grau de respostas políticas ao enfrentamento da COVID-19, mesmo quando os líderes do governo federal compartilham uma retórica pública que não conduz a uma rápida atuação. A identificação das medidas adotadas por diferentes níveis de governo dos Estados Unidos e do Brasil até o final de abril de 2020, sugere que o arranjo federativo favoreceu a geração de respostas políticas mais ágeis à pandemia, pois as ações que não foram adotadas pelos governos nacionais foram promovidas pelos entes subnacionais. Todavia, é sugestivo pensar que enquanto os integrantes do sistema federalista não se apoiarem mutuamente, deixando de lado as divergências ideológicas e partidárias dos respectivos governantes, as respostas à pandemia permanecerão fragmentadas e em tempos diferentes. Palavras-chave: Administração púbica; federalismo; pandemia; respostas políticas.
 
Article
O presente artigo busca problematizar questões acerca das condições para seguir as recomendações de isolamento social sugeridas pela Organização Mundial da Saúde no contexto das periferias brasileiras durante o período da pandemia causada pela COVID-19. De maneira a contextualizar a realidade nas periferias, que buscam enfrentar e/ou podem ser vítimas em massa dessa doença, este artigo dialoga com os dados, a partir de análise crítica da literatura, relatos de experiência e notícias jornalísticas. Entendendo a importância de relacionar as questões de raça e classe do Brasil e de suas faces, sobretudo no atual quadro marcado pela ideologia bolsonarista, o estudo propõe colocações preocupadas principalmente com a população periférica e subcidadã, a qual também é majoritariamente negra. Com atenção especial a marginalidade social desses sujeitos, é ressaltada a importância de compreender as segregações sociorraciais de nosso país e de realizar pesquisas que contemplem esse quadro.
 
-Caça-palavras COVID-19.
-Instruções para a higienização das mãos.
Article
O texto objetiva apresentar uma proposta que busca auxiliar professores de Pedagogia e/ou de Ciências a introduzir modos de pensar e entender a temática da COVID-19 na ótica da Ciência, sobretudo por meio de atividades que permitem introduzir alguns conceitos de Química desde o Ensino Fundamental. A proposta didática se fundamenta na perspectiva da alfabetização científica e nos três momentos pedagógicos, organizada em uma sequência de atividades de ensino com metodologias que envolvem, por exemplo, aulas expositivo-dialogadas, atividades experimentais e lúdicas, leitura e interpretação. As atividades possibilitam problematizar o papel da Ciência no contexto da temática da COVID-19 e se apropriar de palavras e significados com origem na cultura da Ciência e da Química, com vistas a viabilizar o pensar e o agir de modo mais consciente e responsável, em especial, sobre as diferentes formas de higienização das mãos que ajudam no combate da transmissão e do contágio do vírus. Palavras-chave: COVID-19; alfabetização científica; três momentos pedagógicos; ensino de Ciências.
 
Article
Em tempos de distanciamento social, medida fundamental para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, adaptações foram necessárias em diversos âmbitos, inclusive no acadêmico. Em face desse momento sem precedentes, o Projeto Transfere colaboradores, que atuam em ações de extensão universitária na Universidade Federal de Pelotas, passaram a exercer atividades por meio das redes sociais. Assim, o objetivo deste estudo foi evidenciar a possibilidade de uso das redes sociais para promover extensão universitária, em meio à pandemia, utilizando Facebook e Instagram para divulgar informações e instruções cotidianas relacionadas à COVID-19, além de avaliar a repercussão das informações divulgadas nas comunidades online, por meio de curtidas, compartilhamentos e envolvimentos alcançados por cada post. A análise dos perfis @projetotransferenessas redes apontaram um alcance de mais de 30 mil pessoas, durante os meses de abril a agosto de 2020, com 12 postagens distribuídas semanalmente, evidenciando o amplo alcance de instruções, recomendações e esclarecimentos sobre o tema às comunidades online. Palavras-chave: Coronavírus; isolamento; comunidades; Facebook; Instagram.
 
-Caminhos metodológicos.
Article
Tratando-se de um vício epistêmico, a atitude do descaso epistêmico diante da pandemia COVID-19 trouxe diversos empecilhos, principalmente para a conscientização da população sobre a importância dos protocolos a serem seguidos. As informações sobre os riscos do novo coronavírus foram distorcidas, causando dúvidas, elemento chave para a malevolência epistêmica. Este trabalho buscou contextualizar o descaso epistêmico, propondo a utilização desse vício epistemológico para refletir sobre posturas negacionistas ou minimalistas diante da pandemia. Com centenas de milhares de mortes confirmadas, dizer que o Brasil lidou bem com a situação demonstra o descaso durante a pandemia. O país ainda sofre com as consequências desse período e corre o risco de postergar ainda mais o seu fim, pois mesmo com avanços científicos e a produção de vacinas que são eficazes diante do coronavírus, as decisões e medidas durante a pandemia indicam uma posição negacionista e perigosa. Entendemos ser necessário enfrentar o obscurantismo gerado pelo descaso epistêmico. Nesse sentido, uma das formas de lidar com o conjunto de vícios epistêmicos é formular estratégias de educação, de comunicação e de conscientização. Assim, defendemos um ensino de ciências crítico e direto, no qual há uma comunicação adaptada ao público, evitando ou prevenindo a manipulação de informações e a desqualificação de estudos com metodologias científicas. Palavras-chave: Descaso epistêmico; COVID-19; desinformação.
 
Article
A pandemia pelo coronavírus, foi decretada no dia 30 de janeiro pela OMS, porém ela teve início em dezembro de 2019 na China. Com o estudo, objetivou-se contribuir com informações relacionadas ao fortalecimento do sistema imunológico, associado ao contexto atual do COVID-19, com ênfase ao consumo de frutas fontes de vitamina C. O estudo trata-se de uma revisão de literatura simples, com estudos disponíveis em bancos de dados como o Google Acadêmico, Periódicos Capes, SciELO, além de outros documentos científicos, nos idiomas inglês e português. A partir dos resultados, afirma-se que a alimentação saudável e em níveis adequados de micronutrientes, principalmente por meio da ingestão de frutas fontes de vitamina C, previnem e reduzem a gravidade de doenças infecciosas do trato respiratório. Dessa forma, conclui-se que, o sistema imune é essencial para o enfrentamento do COVID-19, pois através da alimentação equilibrada ocorre o fortalecimento e potencialização do mesmo, auxiliando no tratamento de enfermidades. Porém, mais estudos são necessários para a comprovação efetiva do efeito dessa vitamina relacionada a prevenção e ao tratamento do coronavírus. Palavras-chave: Vitaminas; ácido ascórbico; imunidade; infecções por coronavírus.
 
Article
O objetivo deste artigo é o de suscitar uma discussão em torno do processo de precarização do trabalho do docente do ensino superior e o consequente adoecimento, relacionando-o com a nova realidade social advinda da pandemia do COVID-19. Foi realizado um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa de um corpus empírico oriundo do mapeamento de pesquisas publicados na área de Educação nos últimos dez anos (2009-2019), a partir das palavras-chave: precarização do trabalho; trabalho docente; adoecimento docente. Consiste em um recorte investigativo com base na metodologia de Análise de Conteúdo (AC) (BARDIN, 2016) cuja amostra relacionamos os fatores do adoecimento e da precarização do trabalho docente, apontados nas pesquisas, com a realidade atual do coronavírus.
 
Top-cited authors
Cristhianny Barreiro
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)
Maria Eloisa Farias
  • Universidade Luterana do Brasil
Giani Mariza Barwald Bohm
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)
Camila Müller Dallmann
  • Universidade Federal de Pelotas
Claudio Rafael Kuhn
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)