Linha D Água

Published by Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA)

Online ISSN: 2236-4242

·

Print ISSN: 0103-3638

Articles


Apresentaçao
  • Article
  • Full-text available

June 1995

·

6 Reads

Ulrich Fleischmann

·

·

Ligia Chiappini
Download
Share

Lettres de mon moulin /

December 2008

·

381 Reads

DAUDET, Alphonse (1986) "Avant-Propos" e "Installation". Em suas Lettres de mon moulin. Texto estabelecido, apresentado e anotado por Roger Ripoll (Bibliothèque de la Pléiade) Éditions Gallimard, Bélgica.



O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira

July 2016

·

695 Reads

No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.


Ensaios de Bakhtin sobre o romance (1935-1941): um estudo de suas formações intelectuais e inovação

December 2013

·

2 Reads

Este ensaio traça as tradições intelectuais russas apontadas nos trabalhos de Bakhtin sobre o romance e, em seguida, coloca a questão de sua originalidade de uma forma substanciada do que tem sido o caso até agora. Concentro-me nos discursos de teoria literária e história para discutir mais detalhadamente Veselovski, os formalistas e Olga Freidenberg, e abordo Griftsov e a discussão de Moscou sobre o romance realizado entre dezembro de 1934 e janeiro 1935, no qual Lukács e Pereverzev foram dois dos participantes mais proeminentes. No início, meu objetivo é descrever e analisar o trabalho de Veselovski, os formalistas e Freidenberg de uma forma rigorosamente seletiva e com especial referência ao seu efeito formativo sobre os escritos de Bakhtin sobre o romance. Na segunda parte do artigo, trato as reações de Bakhtin para com este campo intelectual herdado.

Os idioculturemas em Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado

November 2019

·

52 Reads

Neste trabalho, apresentamos um estudo dos culturemas relacionados à cultura linguística (denominados, aqui, de idioculturemas) que marcam estilisticamente o discurso literário do escritor baiano Jorge Amado. Objetivamos analisar as escolhas lexicais do autor no romance Capitães da Areia (1937), com a intenção de elaborar, futuramente, um glossário a ser anexado à referida obra, com fins de práticas de leitura literária na educação básica, no qual apresentamos os culturemas mais expressivos na referida obra do ponto de vista da estilística léxica e suas definições conforme o Dicionário Houaiss (2009). Para o desenvolvimento do estudo, recorremos às teorias fraseológicas e linguísticas, considerando que a linguagem utilizada por Jorge Amado é um reflexo da interação entre sociedade, língua, literatura e cultura, sendo o discurso literário, por excelência, a instância discursiva que transfere para a produção romanesca do escritor o reflexo da sua influência cultural nos anos 30.







O fenômeno da neologia lexical nas eleições de 2018

March 2020

·

38 Reads

Este trabalho apresenta um estudo do fenômeno da neologia lexical através da análise de neologismos produzidos no período das eleições realizadas no Brasil no ano de 2018. Para o delineamento de nossa metodologia, utilizamos os preceitos estabelecidos pelo projeto Observatório de Neologia do Português (ONP), sob a coordenação de Margarita Correia, assim como a sistematização apresentada por Correia e Almeida (2012). Com base nos dados levantados, foram detectados 73 neologismos, sendo 24 formados por derivação (33% do total de palavras novas), 21 por processos deformacionais (28% dos casos), nove por lexicalização, sete por extensão semântica, sete por composição e cinco por empréstimos. Os casos de derivação sufixal servem para corroborar ser a sufixação o mecanismo mais rico e diversificado da língua portuguesa. É nessa classe que encontramos os casos de neologia denominativa, ainda que em sua maioria restritos a nomes de políticos ou a partidos, e não a objetos ou conceitos. Já os neologismos criados por processos deformacionais se destacam por indicarem, em sua grande maioria, casos de neologia estilística, evidenciando a intenção dos usuários em criar tais termos como forma de expressar sua opinião ou sua repulsa a um ou outro candidato.

Figura 1: Movimento das capacidades de linguagem
Figura 2: Correlação entre os saberes docentes da Escola de Genebra e os conhecimentos da Educação no Brasil
Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente

July 2020

·

148 Reads

Considerando o contexto sócio-histórico mais amplo em que temos vivido em relação ao uso do livro didático na Educação Básica da rede pública de ensino, buscamos contribuir para um debate social acerca do processo de escolha dos livros didáticos nas escolas e o Guia PNLD 2020, uma vez que o documento oferece resenhas a respeito dos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados, bem como sobre as possíveis relações que o Guia PNLD 2020 estabelece com os saberes e as Capacidades Cocentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), além das capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), necessários ao ensino de línguas. Para tanto, pautamos nosso estudo na perspectiva teóricometodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, [1997]2009). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos o Guia PNLD 2020 como objeto de análise no que tange às Resenhas dos livros aprovados pelo PNLD 2020, tomando as capacidades de linguagem, os saberes e as Capacidades Docentes como categorias de análise destas Resenhas. Os resultados apontam para possíveis contribuições e/ou limitações do Guia PNLD 2020 para o ensino de Língua Portuguesa. Com isso, esperamos contribuir para a discussão acerca do processo de avaliação e escolha do livro didático pelo professor de línguas.

Figura 2. Segunda fotografia exibida por André Ventura
Manipulação de factos e de opiniões. O debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021)
  • New
  • Article
  • Full-text available

August 2023

·

6 Reads

O presente trabalho tem como objetivo primordial realizar uma análise linguístico-discursiva das estratégias de argumentação e de persuasão predominantes no debate de 06 de janeiro de 2021 para as eleições presidenciais em Portugal, evidenciando as estratégias de manipulação dos locutores e candidatos. Debruçamo-nos sobre a natureza dos objetos de manipulação, assim como sobre as configurações que essa manipulação assume no género discursivo em questão e respetivas finalidades. Examinamos o apelo às emoções, aos valores e à mudança realizado pelos dois candidatos. São objeto de estudo as imagens (ethos) que os adversários políticos constroem de si e do outro no e pelo discurso, as emoções (pathos) que suscitam as suas palavras, os principais valores axiológicos dos lexemas e expressões utilizados, e os modos de refutação de factos e pontos de vista convocados. Este estudo insere-se na perspetiva da análise do discurso, assim como no quadro do estudo da argumentação, nomeadamente da argumentação no discurso político.




Figura 1. Autorretrato da estudante A 1 : princesa e antiprincesa
Para além dos contos de fadas: representações de gênero no ensino de leitura e de escrita para estudantes de 3º ano do ensino fundamental

March 2022

·

6 Reads

Este artigo objetiva analisar representações de gênero de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, a partir de atividades envolvendo contos de fadas e suas reinvenções. O estudo desenvolveu-se como uma intervenção pedagógica, realizada com a participação dos discentes de uma escola estadual de Santa Catarina. Para o desenvolvimento das atividades, foram mobilizadas concepções bakhtinianas de leitura e escrita enquanto processos, conceitos da formação do imaginário da criança pelos contos de fadas e a importância do desenvolvimento da conscientização crítica. As coleções Antiprincesas e Anti-heróis foram utilizadas para apresentar às crianças outras configurações de representação de príncipe e princesa. Nas produções discentes de textos e de desenhos, foi possível observar que, ao mesmo tempo que os estudantes introduziram representações que se aproximam dos estereótipos de gênero presentes em muitos contos de fadas, também evidenciaram elementos de recontextualização e ressignificação, a partir do trabalho com as coleções Antiprincesas e Anti-heróis.


Oralidade x Escrita no Livro Didático de Português (5ª a 8ª Série): Aspectos de uma relação

December 2008

·

73 Reads

Este artigo tem como propósito verificar se o livro didático de Português (5ª a 8ª séries) já está assimilando a concepção textual-discursiva da oralidade. Ao se estabelecer tal concepção, possibilita-se a demonstração de que fala e escrita confluem para o uso lingüístico do indivíduo. Adotaram-se como corpus seis coleções didáticas de Português. Algumas dessas coleções são utilizadas na rede particular de ensino; outras, na rede pública.



Top-cited authors