Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Online ISSN: 0102-0935
Publications
Article
The objective of this work was to compare the values of milk somatic cell counts (SCC) using the Somacount 300, and two detergents for sample preparation. The equipment was calibrated using the detergent RBS 35. Forty independent milk samples were analyzed. Each sample was randomly divided into two subsamples, and each subsample was analyzed after preparation with either RBS 35 or Extram MA 01 Alkaline detergents. The correlation coefficient between the two methods was high (0.998). This finding suggests the possibility of substitution of RBS 35 for an economical alternative.
 
Article
A citopatologia in vitro de uma cepa de rotavírus porcino adaptado em cultura de células foi comparada à estirpe-protótipo símia (SA-11). O efeito citopático (ECP) produzido pelos vírus foi semelhante embora a estirpe porcina tivesse apresentado algumas alterações diferentes, como o acentuado estreitamento do citoplasma, com grande perda do volume citoplasmático. O vírus porcino apresentou menor número de plaques de ECP porém com diâmetro maior em relação ao vírus símio, demonstrando maior capacidade de disseminação célula-célula, quase oito vezes mais, a julgar pelo diâmetro dos plaques de ECP. Os elementos do citoesqueleto das células infectadas revelaram uma reorganização semelhante para ambas as estirpes, não sendo possível observar nenhuma diferença, embora o ECP do vírus porcino tenha sido mais acentuado.
 
Article
Comparou-se a prova de imunodifusão em gel de ágar (IDGA), utilizando extrato polissacarídico (POLI O), obtido da amostra de B. abortus 1119-3, com os testes de soroaglutinação rápida em placa, de soroaglutinação lenta em tubos, de antígeno acidificado e de 2-mercaptoetanol para o diagnóstico da brucelose bovina. O IDGA mostrou alta especificidade, porém sensibilidade inferior aos métodos convencionais.An agar gel immunodiffusion (AGID) test using the polysaccharide (POLIO O) extract obtained from Brucella abortus strain 1119-3, was compared to plate agglutination, tube agglutination, rose bengal plate and mercaptoethanol tests in the diagnosis of bovine brucellosis. The AGID assay with B. aborturs polysaccharide antigens, presented a greater specificity but lower sensitivity for detecting brucellosis infected animals as compared to the conventional methods of antibody detection.
 
Article
Associaram-se dosagens séricas de progesterona e estradiol 17-beta, realizadas durante os primeiros 36 dias de prenhez em 30 éguas PSI, com exames ultra-sonográficos, para verificar fenômenos que ocorrem com a vesícula embrionária. As éguas foram divididas em dois grupos de 15 animais, o primeiro constituído por éguas paridas e o segundo por éguas virgens ou vazias na estação anterior. Por meio da ultra-sonografia foram verificados fenômenos de mobilidade, fixação e orientação da vesícula embrionária. As concentrações séricas de progesterona e estradiol 17-B variaram (P<0,01) durante o período estudado porém não foi possível estabelecer uma correlação entre concentrações desses hormônios com desenvolvimento da vesícula embrionária. A concentração de estradiol 17-betacirculante foi maior (P<0,01) nas éguas paridas.
 
Article
A comparative tuberculinization test was performed in 1303 animals from seven farms and 266 showed positive to the test. Mycobacterium bovis was isolated from a pool of lymphatic nodes from 14 reagents animals using Stonebrink media and confirmed by biochemical tests.
 
Article
Investigaram-se os efeitos toxicológicos in vitro de três piretróides em diferentes concentrações, formulados para uso pecuário, domiciliar e em cães, sobre larvas de R. sanguineus, objetivando monitorar sua suscetibilidade e fomentar seu controle. Utilizaram-se 1.604 larvas em jejum, com 15 a 21 dias, obtidas por infestação artificial em cão, imersas nas soluções testadas, contidas em dispositivos constituídos por placa de Petri descartável, papel filtro e parafina, mantidas em incubadoras do tipo BOD e observadas ao estereoscópio por 24h. Observaram-se excitabilidade, movimentação repetitiva, diminuição da locomoção, desprendimento, paralisia, "knock-down" e proliferação cuticular de gases e líquidos. A mortalidade na 24ª hora foi de 86,9%, 100,0%, 80,3%, 86,0%, 68,2% e 78,0%, respectivamente, para permetrina 1250ppm e 2500ppm, cipermetrina 150ppm e 300ppm, e deltametrina 25ppm e 50ppm. Não houve mortalidade no grupo controle.
 
Article
Com o objetivo de avaliar em uma região cárstica o tipo de refúgio, as espécies de morcegos, a população de animais domésticos, as associações interespecíficas nas coabitações com outros mamíferos silvestres suscetíveis à raiva e a eficácia da warfarina aplicada no dorso do Desmodus rotundus rotundus foi realizada uma pesquisa de maio de 1998 a março de 2000, nos municípios de Cordisburgo e Curvelo, Minas Gerais. Em 49 refúgios vistoriados, 29 naturais e 20 artificiais, localizados em 14 propriedades, encontrou-se o Desmodus rotundus rotundus em 18 abrigos naturais. Destes, 17 eram cavernas formadas pela dissolução ou abatimento de rocha calcária, típica do carste, e um era túnel escavado na terra pela ação das águas de um rio. As características geomorfológicas e de localização espacial foram registradas com base nas coordenadas geográficas, obtidas com auxílio de um sensor geográfico de posição. Nesses abrigos foram capturados e identificados 1457 morcegos de 14 espécies, sendo 640 Glossophaga soricina (Pallas, 1766), 566 Desmodus rotundus (E. Geoffroy, 1810), 73 Anoura geoffroyi (Gray 1838), 58 Trachops cirrhosus (Spix, 1823), 38 Diphylla ecaudata ecaudata (Spix, 1823), 23 Platyhrrinus lineatus (E. Geoffroy, 1810), 16 Lasiurus ega (Gervais, 1856), 14 Carollia perspicillata (Linnaeus, 1758), 13 Phyllostomus hastatus hastatus (Pallas, 1767), 9 Artibeus lituratus (Olfers, 1818), 3 Mimmon bennettii (Gray, 1838), 2 Myotis nigricans (Schinz, 1821), 1 Eptesicus brasiliensis (Desmarest, 1819) e 1 Pygoderma bilabiatum (Wagner, 1843). Não se conseguiu isolar ou detectar o vírus rábico no cérebro de 25 hematófagos selecionados e em 52 de outras espécies. A maioria desses abrigos também era usada por pacas (Agouti paca Linnaues, 1766), capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris, Linnaues, 1766), guaxinins (Procyon cancrivorus, G. Cuvier, 1798) e raposas (Lycalopex vetulus, Lund, 1842) que são suscetíveis à raiva. Em 546 Desmodus rotundus rotundus foi aplicada na região interescapular, aproximadamente um grama de uma pasta contendo warfarina dissolvida em vaselina, na razão de dois gramas para cada 100 gramas do produto. Observou-se redução significativa na incidência de mordeduras em bovinos e eqüídeos e na presença ou vestígios recentes de Desmodus rotundus rotundus em quatro abrigos dos 18 que estavam habitados no início do trabalho. Nas vistorias pós-tratamento dos vampiros com warfarina, em todos os abrigos, não se encontraram morcegos não hematófagos ou mamíferos mortos ou com sinais clínicos de intoxicação atribuíveis ao anticoagulante.
 
Article
Este estudo teve como objetivos acompanhar a resposta sorológica pós-vacinal de lobos guarás cativos imunizados contra os vírus da cinomose (CDV) e da parvovirose (CPV) caninas com vacina vírus vivo modificado (VVM) produzida para cães domésticos e determinar um programa de vacinação para a espécie. Amostras de soro foram coletadas de 47 lobos com idades variadas, provenientes de seis zôos. Foram utilizados os testes de soroneutralização (SN) e inibição da hemaglutinação (HI) para mensurar os títulos de anticorpos contra CDV e CPV, respectivamente, sendo testadas 361 amostras para CDV e 353 para CPV. A avaliação pós-vacinal demonstrou que 72% dos espécimes desenvolveram títulos de SN≥100 contra CDV e 98% desenvolveram títulos de HI≥80 contra CPV. Lobos guarás sem histórico de vacinação apresentaram soroconversão após a vacinação. Espécimes com histórico de vacinação e títulos considerados protetores para cães domésticos mantiveram títulos estáveis ao longo de 12 meses após a vacinação. A VVM utilizada (CDV atenuado por passagens em ovos embrionados de aves SPF e posteriormente adaptado às células da linhagem VERO) mostrou-se segura para os lobos guarás adultos e filhotes.
 
Article
No presente trabalho descreve-se a ocorrência de Oswaldofilaria petersi Bain & Sulahian 1974 (Nematoda, Onchocercidae) em Tropidurus hispidus Spix 1825 (Sauria, Tropiduridae). Um macho e uma fêmea de O. petersi foram coletados no músculo ileofibularis direito desse lagarto. Este é o primeiro relato deste hospedeiro para Oswaldofilaria spp. e também a descrição de um novo hospedeiro para O. petersi.
 
Article
De maio de 1996 a abril de 1998, avaliou-se a dinâmica do parasitismo pelo Boophilus microplus em 20 novilhas mestiças, submetidas ao manejo de rotação em piquetes de capim-elefante. Os animais, pesados a cada seis meses, foram distribuídos em dois grupos de 10, sendo realizados tratamentos acaricidas em um deles (grupo tratado). As curvas de infestação nos grupos controle e tratado apresentaram padrões semelhantes, com picos de parasitismo ocorrendo na mesma época. A menor carga parasitária ocorreu no inverno. Na primavera houve um grande pico de infestação por carrapatos, seguido de outro maior em fevereiro. A partir do outono, a carga parasitária declinou naturalmente. Não se obteve associação entre a dinâmica da infestação pelo B. microplus e variáveis climáticas analisadas (P>0,05). Não houve diferença estatística entre as médias de peso dos dois lotes (P>0,05). Observou-se que os picos de fêmeas ingurgitadas nos bovinos corresponderam às quedas nos valores de hemoglobina nestes animais (P<0,01). A dinâmica do parasitismo pelo B. microplus em bovinos sob manejo de rotação de pastagens de capim-elefante mostrou-se semelhante a outros trabalhos conduzidos sob manejo convencional sem o uso de rotação.
 
Article
Os modelos de simulação são ferramentas úteis na análise das inter-relações bioecológicas dos carrapatos. Partindo dessa premissa, objetivou-se avaliar o desempenho do programa BABSIM como auxiliar no estudo epidemiológico de B. microplus para o Estado de Minas Gerais, validando-se os ajustes no programa pela análise comparativa das curvas populacionais observadas e simuladas em Pedro Leopoldo e São Miguel do Anta, MG. As simulações foram realizadas com o programa BABSIM utilizando-se os parâmetros biológicos originais do programa e com ajustes nas temperaturas mínimas para oviposição e incubação dos ovos, no índice de encontro do hospedeiro pelas larvas, e no índice de sobrevivência dos estádios de vida livre. Os ajustes nos parâmetros biológicos propiciaram aumento na intensidade da carga parasitária, porém não foram suficientes para representar com maior precisão a dinâmica populacional no ecossistema em São Miguel do Anta. As simulações procedidas com os parâmetros biológicos originais e ajustados apresentaram comportamento variável para os diferentes anos em relação aos observados no estudo experimental de Pedro Leopoldo. Apesar de os resultados das simulações terem contribuído para a análise do conjunto de variáveis que interagem para determinar as variações do tamanho das populações de carrapatos nos ecossistemas estudados, eles indicaram, também, a necessidade de introduzir modificações nos submodelos que representam as inter-relações parasito-ambiente antrópico, assim como a necessidade de modificar o programa para permitir alterações de manejo dos animais, dentro de um mesmo ano de simulação, e, dessa maneira, justificar com maior precisão a dinâmica populacional em diferentes tipos de ecossistemas.
 
Biological data of females of Amblyomma dubitatum experimentally fed on rabbits (present study) and capybaras 1 . Free-living phases were observed under 27±1 o C, 80±10% RH and scotophase
Daily drop-off percentage of engorged larvae, nymphs and females of Amblyomma dubitatum experimentally fed on rabbits
Daily percentage of ecdisis of nymphs and females of Amblyomma dubitatum experimentally fed on rabbits and kept at 27±1 o C, 80±10% relatively humidity
Article
The biological cycle of female ticks of Amblyomma cooperi was studied under controlled conditions. The study has begun with two engorged females collected in a naturally infested wild capybara. The larvae originated from the oviposition of these two females were used for collecting young adults through artificial infestations in rabbits. The female parasitic and free living phases were evaluated using artificial infestation of ticks in a capybara. The average body weight of females was 958.2± 175.6mg, the average pre-egg laying period was 8.5± 1.4 days, the reproductive efficiency index was 59.5± 4.2 and the nutritional efficiency index was 77.3± 4.8. The incubation and eclosion periods were 41.9 and 5.9 days, respectively, and the rate of eclosion was 64%. These figures were obtained under high relative humidity conditions which were necessary for the success of the egg incubation process of this species. The preliminary data obtained with the artificial infestation in rabbits raises the possibility of this and other domestic species be used as an epidemiologic link between the domestic and the wild environment with the potential exposure of human populations to A. cooperi and to the maculosa fever agent.
 
Article
A viabilidade de uma formulação do fungo Monacrosporium thaumasium (Drechsler, 1937) foi avaliada no controle biológico de nematóides parasitos gastrintestinais de bovinos. Dois grupos de sete bezerras cada, mestiças Holandês ´ Zebu, de quatro a seis meses de idade, foram colocados em pastagens de Cynodon dactilon. No grupo A, cada animal recebeu 20g de pellets (formulação granulada) de M. thaumasium via oral, duas vezes por semana, durante quatro meses, com início na estação chuvosa (outubro, 2001). No grupo B (controle), as bezerras não receberam nenhum tratamento. As contagens de ovos por grama de fezes (OPG) e das larvas infectantes encontradas na pastagem do grupo B foram significativamente maiores (P<0,05) do que as do grupo A e a diferença entre o OPG dos animais dos grupos A e B, no final do experimento, foi de 88,8%. O gênero Cooperia foi o mais prevalente em ambas as pastagens. Conclui-se que a aplicação de pellets de M. thaumasium na dosagem e periodicidade de aplicação usadas foi eficiente no controle de nematóides parasitos gastrintestinais de bovinos.
 
Article
Realizou-se um estudo observacional retrospectivo com o objetivo de avaliar a distribuição espaço-temporal da raiva bovina em Minas Gerais. Foram analisadas 7.526 fichas de diagnóstico de raiva por imunofluorescência direta, de 1976 a 1997. Para distribuição espacial da raiva bovina foi utilizado o aplicativo de mapeamento MAP-INFO Professional 4.5. Foi observada tendência crescente anual não só de diagnósticos positivos de raiva (Y=23,588X), com predominância nos meses de abril a agosto, como também de municípios positivos (Y=0,0461X), caracterizando intensa expansão da raiva bovina em Minas Gerais.
 
Article
Foram analisadas as fichas de 9.963 eqüídeos do Acre, submetidos ao teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) para anemia infecciosa eqüina (AIE), no período de 1986 a 1996. As regiões sócio-ecológicas da Bacia do Alto Juruá, Alto Acre e Alta Bacia do Purus apresentaram os maiores índices da doença, o que caracteriza a associação entre região e positividade. Essas áreas são fronteiriças com o Peru, Bolívia e o Estado do Amazonas, são distantes de Rio Branco, capital do Estado, onde muitas vezes é difícil o acesso pelas estradas, revelando serem áreas de risco. As regiões Oriental e Rio Branco apresentaram baixos índices de positividade. Não se observou diferença estatística entre animais positivos e negativos quanto à espécie, sexo, raça e idade.
 
Article
Realizou-se estudo retrospectivo (1987-2002) dos aspectos clínicos das fraturas vertebrais em eqüinos, bovinos, ovinos, caprinos e suínos atendidos no hospital veterinário da FMVZ-Unesp de Botucatu. Todos os casos tiveram confirmação radiográfica ou post-mortem. Segundo a espécie, a ordem de acometimento foi: bovina, eqüina, ovina, caprina e suína. As lesões ocorreram desde os 12 dias de idade até os 10 anos, com maior freqüência até os 12 meses. O segmento torácico foi o mais comprometido seguido dos segmentos lombar, cervical e sacral. As fraturas vertebrais devem fazer parte da lista de diagnósticos diferenciais de animais em decúbito, independente da espécie, sexo ou idade.
 
Article
The present work describes a retrospective study of clinical cases of ehrlichiosis in dogs examined from March 1998 to September 2001. From the clinical records with laboratorial confirmation of Ehrlichia canis or E. platys infections, the following parameters were analyzed: demographic aspects (age, race, sex, period of the year and origin), clinical characteristics (body temperature, exposure to ticks and clinical signs), and hematological characteristics (blood cell counts and type of infected cell). A total of 194 clinical records were analyzed, from which 31 animals were infected with E. canis and 21 animals with E. platys. The number of cases of canine ehrlichiosis increased considerably from the year 2000 onwards, and 24.4% of the cases occurred in 13- to 24-month-old animals, in different urban and per-urban regions of the municipality of Belo Horizonte. The most frequent symptoms were fever, anorexia, apathy, abdominal pain, lymphadenopathy and dispnea. Regarding hematological alterations, 70.3% of the animals presented anemia, 50% presented thrombocytopenia and 30% leukopenia, and most E. canis morulae were seen in monocytes. The results point to the importance of canine ehrlichiosis, as 35.9% of the dogs with suspected hemoparasitic diseases were infected with Ehrlichia canis or E. platys.
 
Article
Na tentativa de se estabelecerem condições de estocagem de embriões bovinos da raça Nelore, resfriaram-se 29 embriões em um contêiner modelo Celle modificado, por 24 horas a 5°C. Os embriões foram avaliados, classificados quanto ao estádio de desenvolvimento e qualidade embrionária, antes e após o resfriamento, e transferidos a receptoras sincronizadas à base de prostaglandina e progestágeno. Dos embriões resfriados, 82,8% (24/29) eram grau I, 13,6% (3/29) grau II e 6,9% (2/29) grau III. Após 24 horas de resfriamento, 62,1% (18/29) dos embriões continuaram grau I, 20,7% (6/29) grau II e 17,2% (5/29) grau III. Durante o resfriamento, todos os embriões permaneceram no mesmo estádio de desenvolvimento. Porém, dos embriões na fase de blastocisto inicial a blastocisto expandido, 82,8% (24/29) apresentaram colapso da blastocele. Após a transferência, obtiveram-se 37,9% (11/29) de gestação positiva, inferior (P<0,05) àquela apresentada pelo grupo-controle, de 75,6% (62/82). Possivelmente, o método de sincronização influenciou os resultados, obtendo-se apenas uma gestação positiva das 11 receptoras que receberam progestágenos.
 
Article
O principal objetivo deste estudo foi propor um padrão normal da monitorização eletrocardiográfica dinâmica em cães das raças Doberman, Boxer e Cocker Spaniel (10 animais de cada raça), possibilitando sua utilização como meio de diagnóstico precoce em cães com cardiomiopatia dilatada. O número de complexos QRS foi maior nos cães Cocker Spaniel. Os batimentos ectópicos ventriculares foram mais freqüentes nos da raça Boxer, entretanto as três raças apresentaram menos de 1% de batimentos ectópicos supraventriculares em relação ao total de batimentos. As freqüências cardíacas mínima, média e máxima foram mais altas na raça Cocker Spaniel. Essa raça permaneceu em taquicardia (freqüência igual ou superior a 120bpm) por maior tempo do que as outras duas raças e em bradicardia (freqüência igual ou menor a 50bpm) por menor tempo, além de apresentar menor quantidade e pausas mais curtas. A variação da freqüência cardíaca demonstrou ser um padrão entre esses animais: na raça Cocker Spaniel, o número de contrações ectópicas isoladas supraventriculares e ventriculares foi inferior a 50 por monitorição de 24 horas; na Boxer, foi inferior a 50 por 24 horas; as assistolias ou pausas maiores do que dois segundos foram freqüentes nas raças Boxer e Doberman e ausentes na Cocker Spaniel; comumente as pausas duraram mais do que três segundos; não se observaram alterações do segmento ST nas três raças.
 
Article
O objetivo do presente trabalho foi o de estudar a resistência à corrosão em placas de aço inoxidável 316L, com diferentes tipos de acabamento e tratamento superficial, e a possível interferência dessa reação corrosiva na consolidação óssea. Utilizaram-se placas semi-acabadas, polidas, tratadas com jatos de microesferas de vidro e passivadas, as quais foram aplicadas na epífise distal do rádio de cães. Foram utilizados 12 animais, divididos em dois grupos, nos quais, após osteotomia bilateral do rádio e ulna, foram realizadas osteossínteses do rádio, totalizando 24 procedimentos. Avaliou-se a evolução clínica e radiográfica das regiões que receberam os implantes aos 30, 60, 90, 180, 240 e 360 dias. Os animais do grupo 1 (GI) foram sacrificados aos 180 dias e os do GII aos 360 dias para estudo histológico e de microscopia eletrônica de varredura do local da osteotomia sob a região dos implantes metálicos e para estudo da resistência à corrosão no organismo, pelos implantes metálicos, por meio de análises química e metalográfica (microscopia óptica e eletrônica de varredura e espectroscopia de espalhamento de energia por raios X). Os animais recuperaram a função dos membros operados 24 horas após a cirurgia. Radiograficamente, verificou-se a consolidação óssea em todos os animais. Macro e microscopicamente não foram observados sinais de corrosão nos implantes metálicos, exceto em uma placa passivada, aplicada no rádio esquerdo de um animal, na qual a corrosão foi detectada pela microscopia óptica e eletrônica de varredura. Este estudo permite concluir que as placas de aço inoxidável 316L, independente do acabamento superficial a que foram submetidas, não sofreram corrosão ou reações adversas e foram efetivas no tratamento das fraturas experimentais do rádio e ulna de cães.
 
Article
Sixty male broiler breeders (ISA-MPK breed) 50 at their final reproductive life (68 week-old), and 10 at the pick of production (35 week-old), from six different flocks (10 males/flock) were used to evaluate the effect of age on the motility, vigor and mass motility under normal management field conditions. A non-parametric test was applied and no differences were observed between ages for the analyzed traits. The regression analysis showed a significant effect of testicle weight on semen quality only for birds at 35weeks of age.
 
Rat. Urinary bladder whitish rough surfaced uroliths. Figure 2. Rat. Urinary bladder. Trichosomoides crassicauda in the lumen and mucosa with moderate hyperplasia of the transitional epithelium. HE. Bar=58,33µm. Figure 3. Rat. Urinary bladder. Polyps in the mucosa typical of transitional cell papilloma. HE. Bar=58,33µm. Figure 4. Rat. Urinary bladder. Severe squamous cell metaplasia with multiple layers of keratin concentrically arranged. HE. Bar=58,33µm.  
Absolute and relative frequencies of pathological changes observed in female rats naturally infected with T. crassicauda
Article
The objective of this report was to describe the pathological changes in the urinary bladder of female rats naturally infected with Trichosomoides crassicauda. Forty eight 5 to 8 months of age female Wistar rats were studied. At necropsy uroliths were detected in seven animals (14.6%). Among the bladders that contained the parasite only three (6.3%) did not show any significant histological change and were considered normal, but on the contrary, three (6.3%) did contain papillomas and uroliths, four (8.3%) had uroliths associated with epithelial hyperplasia ranging from moderate to severe, and the remaining (79.2%) showed variable degrees of epithelial hyperplasia and inflammation without urolithiasis. It cannot be concluded whether irritation of the epithelium by the parasite itself plays a role in the formation of papillomas. However, the absence of papillomas in animals without uroliths suggests a positive relationship between uroliths and papillomas.
 
Article
Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência de tratamentos hormonais sobre a fertilidade de vacas de corte no pós-parto com diferentes condições corporais, durante a estação de monta de outono. Setenta e três vacas pluríparas cruzadas (Hereford x Nelore) criadas extensivamente, com condição corporal entre 2 e 4, foram pesadas e distribuídas em três grupos experimentais. O grupo GSED, constituído por 25 vacas, recebeu pessário vaginal (dia 0) contendo 250mg de acetato de medroxiprogesterona e 500mg de somatotropina bovina recombinante (bST-r). Na retirada dos pessários (dia 7), as vacas receberam 0,5mg de cipionato de estradiol e procedeu-se o desmame temporário dos bezerros por 72 horas. No grupo SED, 25 vacas receberam tratamento semelhante ao grupo GSED, porém não receberam bST-r. No grupo-controle, as 23 vacas somente foram separadas dos seus bezerros por 72h. Quando da retirada dos pessários as vacas foram colocadas com touros por 30 dias. Os animais foram pesados e avaliados quanto à condição corporal no início do experimento e na retirada dos touros (dia 37). Foi constatada perda média de peso de 0,648 kg/dia e os percentuais de estro foram de 26,1%, 33,3% e 56,5%, respectivamente, para os grupos controle, SED e GSED. O diagnóstico de gestação, realizado pela palpação retal 60 dias após a retirada dos touros, indicou percentuais de prenhez de 13,0%, 8,3% e 21,7%, respectivamente, para os grupos controle, SED e GSED (P=0,16), demonstrando que os programas hormonais adotados não foram eficientes no incremento das taxas de prenhez de vacas que perdiam peso entre 50 e 70 dias após o parto.
 
Article
Utilizaram-se 15 touros selecionados entre 158, por meio de exame andrológico, qualidades físicas e morfológicas do sêmen e biometria testicular (teste 1) e de comportamento sexual (teste 2) que os classificaram de bons a excelentes. Organizaram-se dois grupos experimentais, G1 e G2, o primeiro composto por cinco touros e 400 vacas, estabelecendo, assim, a proporção de um touro para 80 vacas e o segundo, considerado como testemunha, de 10 touros e 400 vacas, portanto, proporção de 1:40. Todas as matrizes eram da raça Nelore, pluríparas e solteiras. As taxas de gestação obtidas aos 30, 60 e 90 dias da estação de monta foram de 62,0 vs 67,3% (P > ou = 0,05), 84,5 vs 87,3% (P > ou = 0,05) e 93,5 vs 97,5% (P > ou = 0,05) para G1 e G2, respectivamente. Reprodutores Nelore bem selecionados por meio de exames andrológicos e comportamentais podem perfeitamente suportar a proporção de 80 vacas por touro em acasalamentos coletivos dentro da estação de monta estabelecida de 90 dias, com indiscutíveis vantagens econômicas. A análise econômica dos resultados revelou economia de 22,8% sobre o custo da cria desmamada em comparação com a proporção de 1:25 (4% de touros) tradicionalmente utilizada na pecuária de corte brasileira.
 
Article
Foram colhidos e examinados 1085 estômagos de suínos, machos castrados ou fêmeas, todos com idade entre 140 e 150 dias. As lesões encontradas foram classificadas de acordo com a localização, tipo e severidade. A análise macroscópica revelou que 694 (64%) estômagos apresentavam algum tipo de lesão. A paraqueratose foi identificada como alteração patológica única em 213 (19,6%) estômagos. Em outros 319 (29,4%) estômagos, ela estava associada apenas a processos erosivos ou associada a erosões e úlceras. Erosões isoladas ou associadas a ulcerações foram identificadas em 121 (11,2%) animais, enquanto que úlceras, foram verificadas em 41 (3,8%) animais. A avaliação por regiões, revelou que 62,8% apresentaram lesões na região gastresofágica e apenas 6,6% na região fúndica do órgão. Tais achados sugerem a existência de diferentes causas na etiopatogenia desses dois processos gástricos. A ulceração gastresofágica estava presente em 213 (19,6%) animais, dos quais 22,7% eram machos castrados e 16,5% eram fêmeas, fato que evidencia possível influência do sexo na freqüência dessa patologia em suínos. Os exames microscópicos, realizados em parte das amostras, apenas confirmaram as alterações, já identificadas pelo exame macroscópico. Apenas o exame macroscópico conduz a resultados confiáveis na avaliação de lesões gástricas em suínos.
 
Article
Com o objetivo de verificar a capacidade enterotoxigênica de cepas de Aeromonas sp. isoladas em diferentes produtos e locais no fluxograma de abate bovino, foram testadas 102 cepas (18 da espécie A. hydrophila, 65 da espécie A. caviae e 19 atípicas) ante os testes de inoculação intragástrica em camundongo lactente e em alça intestinal ligada de coelho. Revelaram-se como produtoras de enterotoxinas três (16,7%) cepas da espécie A. hydrophila, originárias das mãos do manipulador antes que ele iniciasse seus trabalhos e da carne desossada pronta para o consumo, e uma (1,5%) da espécie A. caviae, também isolada das mãos. Os resultados são preocupantes pela presença de cepas enterotoxigênicas de bactérias do gênero Aeromonas em indústria de alto nível higiênico-sanitário.
 
Article
Realizou-se um estudo epidemiológico de observação de 63 unidades terminadoras de suínos, com o objetivo de identificar os fatores de risco associados à ocorrência de artrite no abate. Em cada granja foram acompanhados cerca de 220 suínos por 110 dias e anotadas 42 variáveis, uma objetiva (condenação por artrite) e 41 explicativas (fatores de risco), desde a chegada dos leitões na propriedade até o serviço de inspeção federal no abate. Foram utilizados métodos descritivos e análises multivariadas. Das 63 granjas estudadas 39,7%, 33,3% e 27,0% apresentaram, respectivamente, nenhuma (0,0%), baixa (£ 0,7%) e alta (>0,7%) ocorrência de carcaças condenadas por artrite. Observou-se associação entre a ocorrência de artrite com baixo ganho de peso diário, baixo rendimento de carne na carcaça, conversão alimentar ruim e baixo peso de carcaça. Os fatores de risco associados à ocorrência da artrite foram: granjas com histórico de condenações por artrite, mais de cinco anos sem reforma do piso, lote do sexo macho, ausência de forro nas instalações, limpeza das baias somente uma vez ao dia, condições ruins de transporte para o abate, galpões com mais de 250 suínos alojados e mais de 10 fornecedores de leitões na formação do lote.
 
Article
Analisaram-se 200 amostras de diferentes produtos e locais do fluxograma de abate de frangos com o objetivo de identificar os pontos de contaminação da carne de frango por Aeromonas. Das 25 amostras analisadas para cada um dos oito pontos estudados foram isoladas Aeromonas spp. em nove (36%) amostras de penas, em 14 (56%) de fezes, em 18 (72%) de carcaças não evisceradas, evisceradas e resfriadas e em 20 (80%) de água do pré-resfriamento. Não foram isoladas Aeromonas spp. da água de abastecimento da indústria e da água do tanque de escaldagem. Foram identificadas as espécies, Aeromonas hydrophila em 39 (15,2%) amostras, A. sobria em 69 (26,9%), A. caviae em 87 (34%), A. veronii em 18 (7%), A. schubertii em três (1,2%), A. trota em duas (0,8%) e A. jandaei em uma (0,4%). O resultado sugere que independente do controle higiênico-sanitário adotado na indústria, as carcaças de frangos podem se contaminar já a partir de sua obtenção, determinando o aparecimento de Aeromonas em carcaças resfriadas e prontas para a comercialização.
 
Article
O peso médio da carcaça quente de 505.005 bovinos abatidos em Minas Gerais, de janeiro a dezembro de 1997, foi de 222,31kg. Esses bovinos repartiram-se por sete categorias, com os seguintes pesos médios de carcaça: touro 235,58kg, novilhão 236,31kg, novilho intermediário 235,32kg, novilho 237,64kg, vaca 176,90kg, novilhona 176,86kg e novilha 148,60kg. Com base nos pesos médios de carcaça quente de categorias próximas, tomadas duas a duas, novilhões, novilhos intermediários e novilhos foram mensalmente comparados entre si. Da mesma forma, as novilhonas foram comparadas com as vacas. Os novilhos apresentaram sempre peso médio de carcaça significativamente superior ao dos novilhos intermediários (P<0,05). Nas restantes comparações, as categorias tiveram comportamento inconstante, com peso médio de carcaça significativamente maior em alguns meses, significativamente menor noutros ou mesmo sem diferença significativa (P>0,05). Setenta e três por cento dos bovinos abatidos tinham idade igual ou superior a quatro anos. Tendo-se como indicador o binômio idade-peso ao abate, constatou-se um ainda insuficiente progresso qualitativo na produção de bovinos de abate em Minas Gerais.
 
Article
Foram examinados 20 eqüinos adultos, 10 sadios e 10 acometidos por abdômen agudo, submetidos à laparotomia. O exame clínico e a colheita de amostras de sangue foram realizados antes da laparotomia e diariamente, a partir da cirurgia, até o 10º dia após a intervenção. Constatou-se elevação da temperatura retal, das freqüências cardíaca e respiratória, do número de hemácias e de leucócitos, do volume globular e dos valores das proteínas plasmáticas após a cirurgia, em ambos os grupos, porém com valores mais elevados nos animais enfermos, especialmente do número de neutrófilos. O proteinograma plasmático dos eqüinos com abdômen agudo mostrou que houve elevação significativa nas concentrações de proteínas na fase aguda com maiores valores ao redor de 48 horas após a cirurgia. Os resultados indicaram que o padrão de elevação e decréscimo dessas proteínas pode ser útil na definição do prognóstico do quadro clínico de abdômen agudo e da recuperação cirúrgica dos eqüinos.
 
Article
A histopathological study was conducted on the abomasal mucosa of 40 Corriedale sheep exposed to natural infection with Haemonchus spp. The sheep were allowed to graze on contaminated pastures for 14 days and, after being housed for 28 days, they were slaughtered. Fecal samples were collected for fecal egg counts (FEC) and abomasum samples were obtained for histopathological examination and eosinophil, mast cell and globule leucocyte counts. The number of Haemonchus spp. present in the abomasum was estimated from a 10% aliquot of its content. The number of eggs per female was estimated for 10 Haemonchus spp. females collected from each animal. The following significant correlation coefficients were obtained between the characteristics analyzed: number of Haemonchus and FEC (r = 0.86), female length and number of eggs per female (r = 0.60), female length and FEC (r = 0.53), number of eosinophils and number of Haemonchus (r = 0.48), number of eosinophils and number of globule leucocytes (r = 0.54), number of mast cells and female length (r = -0.39), and number of mast cells and number of globule leucocyte (r = 0.34). The characteristics that showed the highest correlation with animal load was FEC.
 
Article
Tissue fragments from 17 non-aborted and 93 aborted fetuses were histologically studied. No histological lesions were observed in non-aborted fetuses, and 51.6% of the aborted fetuses presented histological lesions. The main lesions were: focal gliosis and mononuclear infiltrate in liver, CNS, lungs and muscular tissues.
 
Article
O efeito da interrupção da gestação sobre a fertilidade foi avaliada em 50 novilhas da raça Holandesa, gestantes de fetos do sexo masculino entre 55 e 90 dias de idade. O aborto foi induzido pela administração de cloprostenol sódico, após o diagnóstico do sexo fetal. Os animais foram inseminados no segundo estro normal após o aborto. A interrupção da gestação ocorreu em 86% dos animais tratados e a via de administração, intramuscular ou intravulvar, não afetou a taxa de aborto. Os intervalos do aborto à primeira inseminação e do aborto à concepção foram de 38,94± 4,96 e 47,32± 15,89 dias, respectivamente. Não houve diferença no número médio de serviços por concepção pré e pós-interrupção da gestação (1,22 vs. 1,34; P>0,05). Conclui-se que a indução do aborto no terço inicial da gestação em novilhas não compromete a fertilidade dos animais.
 
Article
The prevalence of canine brucellosis was evaluated in the city of Alfenas, MG through the technique of agarose gel imunodifusion for Brucella canis and slow serum agglutination test with 2-mercaptoetanol for Brucella abortus. The prevalence was of 14.2% and 2.8%, respectively, for B. canis and B. abortus. The positives, characterized by animals above one year of age (77.8%), and mongrel dogs (56.2%), showed a prevalence of 50 and 48% for males and females, respectively. The canine brucellosis was prevalent in the city principally in dogs of outskirts.
 
Article
Determinaram-se as perdas endógenas mínimas, a exigência de fósforo e a absorção real do fósforo do fosfato bicálcico em suínos no final da fase de crescimento, pela técnica da diluição isotópica. Foram utilizados 20 leitões híbridos comerciais, com peso de 48kg, distribuídos em delineamento experimental de blocos ao acaso com cinco tratamentos, constituídos de dietas com diferentes níveis de P total (0,33, 0,36, 0,47, 0,54 e 0,61%), com quatro repetições. A excreção fecal e urinária, a absorção e a retenção de P foram influenciadas pelos níveis de consumo desse mineral. As perdas endógenas fecais não foram influenciadas pelos níveis de P consumido, indicando que os níveis ingeridos foram insuficientes para atender às exigências de P dos leitões. A biodisponibilidade do fósforo do fosfato bicálcico foi de 74,7% e a exigência de mantença de 10,02mgP/kg p.v./dia.
 
Article
Foram utilizados 480 pintos de corte machos da linhagem comercial Avian Farm, distribuídos em quatro tratamentos com quatro repetições, para estudar o efeito da inclusão de óleo de soja às rações de frangos de corte, em sua fase inicial de criação, sobre a absorção de cálcio, considerando a deposição de cálcio e fósforo nos ossos aos sete, 14 e 21 dias de idade das aves. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com parcela subdividida, tendo nas parcelas o arranjo fatorial 2 x 2 (dois níveis de óleo x dois níveis de cálcio). Foi observada influência negativa da presença de óleo nas rações sobre a retenção de cálcio e de fósforo nos ossos das aves aos 14 e 21 dias de idade.
 
Article
Testou-se a atividade larvicida de 33 derivados arilsulfonílicos da (+)-cânfora e da (+)-isopinocanfona no carrapato B. microplus, na busca de princípios ativos menos tóxicos para o seu controle. Os produtos foram obtidos por clorossulfonação da (+)-cânfora e da (+)-isopinocanfona. Eles foram submetidos à solubilização e testados separadamente e em conjunto contra larvas de carrapato encerradas em envelopes contendo papéis impregnados e acondicionadas em estufa climatizada. A mortalidade média não atingiu 5% em todos os testes realizados, indicando que a clorossulfonação não é a rota de síntese mais adequada para a obtenção de derivados sintéticos com efeito larvicida sobre B. microplus. Os 33 produtos testados sob a forma de triagem biológica não podem ser considerados como potenciais acaricidas.
 
Article
The action of five acaricides was evaluated on eggs, larvae, nymphs and adults of the ixodid tick Rhipicephalus sanguineus. The acaricides tested were: high cis-cypermethrin (0.01%) + DDVP (0.11%), coumaphos (0.05%), deltamethrin (0.0025%), amitraz (0.025%) and cypermethrin (0.015%). Eggs treated with high cis-cypermethrin and cypermethrin showed eclosion inhibitions of 72.1% and 67.3%, respectively, whereas coumaphos was much less effective (only 11.7%). Except for coumaphos, which resulted in 63.3% and 80.0% mortality of nymphs and unfed females, respectively, all compounds tested killed 100% of all tick stages to which they were exposed.
 
Article
Os objetivos deste trabalho foram quantificar o relacionamento entre variáveis observadas antes da estação de monta e a fertilidade de 321 novilhas e usar tais variáveis no desenvolvimento de equações para predizer a fertilidade das novilhas usando-se metodologia de regressão logística. As variáveis foram: pesos ao nascer, à desmama e a um ano de idade, ganhos de peso diários na pré e pós-desmama e no total, taxas de crescimento relativo (TCR) na pré e pós-desmama e no total, idade da novilha no início da estação de monta (IDCOB) e idade da vaca ao parto. As novilhas que conceberam eram 18 dias mais velhas do que as que não conceberam na estação. As novilhas que ficaram gestantes eram 1,1kg mais leves ao nascer do que as que falharam em conceber. As que tiveram diagnóstico de gestação positivo apresentaram, em média, 0,01% a mais nas taxas de crescimento relativo pré-desmama e total do que as que falharam em conceber. Novilhas que ficaram gestantes eram filhas de vacas mais jovens ao parto e o modelo completo explicou 26,6% da variação na fertilidade delas. A combinação dos efeitos lineares da IDCOB e da TCR total foi o melhor modelo para predizer a fertilidade das novilhas.
 
Article
Populações de cinco diferentes tipos de acasalamento, submetidas à seleção baseada no melhor preditor linear não-viesado (BLUP), foram avaliadas quanto às perdas genéticas por fixação de alelos desfavoráveis e limite da seleção, durante 50 gerações. Foram utilizados dados simulados na obtenção do genoma dos indivíduos de todas as populações. Uma característica quantitativa de herdabilidade 0,10 foi estudada em populações de seleção, com a seguinte estrutura de dados: razão sexual de 10, 20, 25 e 50 e tamanho efetivo da população de 36,36, 19,05, 15,38, e 7,84, respectivamente. Para cada razão sexual, formaram-se populações correspondentes aos tipos de acasalamento efetuados entre os reprodutores, em todas as gerações: acasalamentos preferenciais entre meios-irmãos e irmãos completos, acasalamentos preferenciais entre meios-irmãos, acasalamentos ao acaso, exclusão de acasalamentos entre irmãos completos e exclusão de acasalamentos entre meios-irmãos e irmãos completos. Valores percentuais mais baixos para locos fixados desfavoravelmente e limite da seleção mais alto foram observados na menor razão sexual (d= 10), na qual houve também melhor distinção entre os tipos de acasalamento estudados.
 
Article
The symptomatology and treatment of two dogs bitten by Crotalus durissus terrificus are described. Neurological signs were present few minutes after the accident with local anesthesia and ataxia of the affected limb and neurotoxic fascia. Alanine aminotransferase (ALT), aspartate aminotransferase (AST), creatinine kinase (CK), lactate dehydrogenase (LDH) and calcium were evaluated in an attempt to investigate muscle damage. Renal failure was not observed but some alterations were detected in urine. Urine density was low and the urinary sediment contained granular clumps and small round cells. Muscle samples were obtained from both legs for histopathological study, showing edema and isolated necrotic fibers. Both dogs received treatment within four hours after the accident by intravenous route. The antivenom was administered diluted in 250ml of Ringer solution in a dose enough to inactivate more than 8mg of venom. Dexamethasone was applied previously to the antivenom. Clinical evolution was good and both patients were in good health condition on the second day after the accident.
 
Feline mammary fibroadenomatous change in an eight-month-old pregnant queen that received one single injection of medroxyprogesterone acetate and developed the condition 15 days after dosing (case 6). Marked assymetrical and bilateral enlargement of the mammary chains. Ulcerated lesions on the right axillary and inguinal mammary glands.
Clinical and pathological findings, therapy and clinical outcome for six cats with feline mammary fibroadenomatous change
Article
Descrevem-se seis casos de alteração fibroadenomatosa mamária felina (AFAMF) associada à administração de uma única injeção de acetato de medroxiprogesterona (AMP) na dose recomendada pelos fabricantes. A doença foi observada em gatas jovens não-castradas atendidas em dois hospitais veterinários de 1999 a 2001. O diagnóstico de AFAMF foi feito com base no histórico, sinais clínicos e achados macroscópicos e confirmado histologicamente em quatro dos seis casos. Sugere-se que a ocorrência da AFAMF esteja associada ao efeito prolongado de uma única injeção de AMP de depósito administrada em situações nas quais o emprego dessa terapia não é recomendado.
 
Article
Avaliou-se a função neutrofílica em cabras com mastite por Staphylococcus aureus, induzida experimentalmente, suplementadas com vitamina E (acetato DL-a-tocoferol). Foram utilizadas 14 cabras gestantes da raça Saanen, com idades entre 8 e 12 meses e com cultura bacteriológica do leite negativa. Sete cabras receberam 2000UI de vitamina E, via intramuscular, no dia do parto e no sétimo dia pós-parto. As outras sete não foram medicadas. No 10º dia pós-parto, os dois grupos foram inoculados com 300 unidades formadoras de colônias de Staphylococcus aureus, cepa ATCC 25923, diluídas em 10ml de solução fisiológica, na glândula mamária esquerda. A função de neutrófilos sangüíneos foi medida pelo teste nitroazul tetrazólio (NBT), antes da inoculação, no momento da infecção e 12, 24, 48 e 72 horas pós-infecção, quando foi instituído o tratamento intramamário com antimicrobiano, por três dias consecutivos. A colheita final de sangue foi realizada 48 horas após a última aplicação do medicamento. Amostras de sangue para determinação da vitamina E foram colhidas no dia do parto, no momento da infecção, 48 horas pós-infecção e 48 horas pós-tratamento e analisadas por cromatografia líquida de alta performance. Na prova não estimulada do NBT não foram verificadas diferenças entre grupos e entre momentos. Na prova estimulada do NBT (NBT-E) houve diferença entre tratamentos às 12 e 72 horas pós-infecção, com valores mais elevados de NBT-E nos animais sem suplementação. Conclui-se que a suplementação com vitamina E reduz o percentual de neutrófilos NBT-E positivos.
 
Article
Avaliaram-se a degradabilidade in situ da fibra detergente neutro (FDN), fibra detergente ácido (FDA), hemicelulose e celulose da silagem de quatro genótipos de sorgo, dois com tanino (CMS XS 210 e BR 701) e dois sem tanino (CMS XS 214 e BR007) em um delineamento de blocos inteiramente ao acaso, com três repetições (animais) em arranjo de parcelas subdivididas. Os genótipos constituíram as parcelas e os tempos de desapareceimento as subparcelas. O genótipo BR 701 apresentou maior degradação da FDN e da FDA até 24h de incubação e da hemicelulose até 48h, sendo os valores semelhantes após esses tempos. Não houve diferença entre genótipos e entre tempo quanto aos valores de desaparecimento da celulose.
 
Article
Blood pH, carbon dioxide and oxygen partial pressures, bicarbonate, total carbon dioxide, base excess, standard bicarbonate and oxygen saturation concentrations were measured by blood gas analyses in a study of assessment of the acid-base status in young calves. Venous blood samples were taken from 80 healthy female Holstein calves, from four to 30 days of age. The calves were divided in two groups based on the interval between the morning milk feeding and the blood sample collection (up to 30 minutes or over two hours). Greater alkali reserve and higher carbon dioxide pressure values were observed later than 2h after milk feeding, supporting the influence of the diet on the acid-base balance of calves during the milk feeding phase.
 
Article
Para avaliar o efeito de diferentes tipos de óleo de soja na composição em ácidos graxos da carcaça, foram utilizados 128 frangos (64 machos e 64 fêmeas) da linhagem Hubbard. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições, e os tratamentos foram constituídos de um fatorial 4 × 2 (quatro dietas e dois sexos). As quatro dietas foram formuladas da seguinte forma: A- sem adição de óleo (controle); B -com óleo de soja refinado; C- com óleo de soja degomado e D- com borra acidulada. As dietas foram isocalóricas e isonutritivas. Aos 45 dias de idade os frangos foram abatidos, eviscerados, congelados e moídos para posterior análise de extrato etéreo e composição em ácidos graxos. Os machos que receberam dietas sem adição de óleo depositaram (P<0,05) mais ácido mirístico do que as fêmeas. As aves que receberam dieta com óleo refinado depositaram (P<0,05) mais ácido esteárico na carcaça do que as submetidas às demais dietas. As carcaças das aves que receberam dietas com adição de óleo apresentaram menor teor (P<0,05) de ácido graxo palmitoléico do que as que não receberam suplementação com óleo. As carcaças das aves que receberam dietas controle e com adição de borra acidulada apresentaram maior teor de ácido oléico quando comparadas com as que receberam os óleos refinado e degomado. Os resultados demonstraram que o óleo de soja refinado e o óleo de soja degomado aumentaram o teor de ácido graxo linoléico na gordura da carcaça de frango, tornando-a mais insaturada. Os resultados foram semelhantes quanto ao sexo.
 
Article
Quatro híbridos de porte baixo, com diferentes teores de tanino e de umidade no colmo, foram ensilados em silos de laboratório feitos de tubos "PVC", e abertos após 1 (P2), 7 (P3), 14 (P4), 28 (P5) e 56 (P6) dias, para estudo da fermentação e da variação no teor de matéria seca. Foram usados 24 tratamentos com quatro repetições cada, sendo quatro híbridos (T1=colmo suculento e baixo tanino, T2=colmo seco e baixo tanino, T3=colmo seco e alto tanino, T4= colmo suculento e alto tanino) combinados com seis tempos para abertura do silo, sendo o primeiro tempo antes de ensilar (P1). Foram determinados os teores de matéria seca (MS), perdas de matéria seca, ácidos graxos voláteis, ácido láctico e pH. As diferenças foram verificadas pelo teste de Tukey. As silagens estabilizaram-se entre P4 e P5. As silagens dos híbridos T1 e T2 apresentaram menores teores de MS e de acetato que T3 e T4. A correlação entre tanino e acetato foi de 0,36 (P<0,001). Todas as silagens apresentaram bom padrão de fermentação.
 
Article
Determinou-se quantitativamente, por cromatografia gasosa, o teor colesterol de ovos enriquecidos com ácidos graxos polinsaturados ômega-3 e de ovos comuns disponíveis no mercado de Belo Horizonte/MG. Foram analisadas duas marcas de ovos comuns e duas de ovos enriquecidos com cinco repetições por amostragem. Não houve diferença entre os níveis de colesterol para os tipos de ovos estudados.
 
Article
Avaliaram-se os níveis de energia metabolizável normalmente utilizados nas rações de frangos de corte, obtidos pela inclusão de óleos vegetais (soja, canola e palma) e seus efeitos sobre o perfil de ácidos graxos da pele e dos músculos da coxa e do peito, levando-se em consideração a linhagem e o sexo. Foram utilizados 2400 pintos de um dia, machos e fêmeas, das linhagens comerciais Hubbard e Avian Farms. As aves receberam ração inicial e final com níveis de energia metabolizável de 3050 e 3150kcal/kg, respectivamente, obtidos pela inclusão dos óleos vegetais, fornecedores de ácidos graxos, inclusive "ômega-3". Utilizou-se um delineamento inteiramente ao acaso em um arranjo fatorial com 16 tratamentos (4 rações × 2 sexos × 2 linhagens) com duas repetições cada. Diferenças entre médias foram testadas pela dms. Não houve efeito significativo da inclusão de óleos na ração sobre o perfil de ácidos graxos na carcaça. O mesmo ocorreu quanto ao efeito de sexo e de linhagem.
 
Article
Foram atendidos no Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp - Campus de Botucatu, 11 animais (oito cães e três gatos), com alterações oftálmicas unilaterais graves que levaram à perda total da função ocular (protrusão de globo com injúria nervosa e estrutural, perfurações de córnea com perda de conteúdo intra-ocular e endoftalmites, entre outras). Os animais, com idades entre dois meses e 10 anos, foram submetidos à evisceração e posterior inclusão de esfera de resina acrílica (metilmetacrilato) na capa córneo-escleral ou escleral. As esferas foram previamente confeccionadas e esterilizadas por autoclavagem. No pós-operatório foram utilizados antiinflamatórios e antibioticoterapia tópica combinada ou não a sistêmica. O período de observação variou de 2 meses a 3 anos e os aspectos avaliados foram secreção ocular, blefarospasmo, sinais de desconforto e estética. Obtiveram-se resultados satisfatórios em oito casos. Concluiu-se que a resina acrílica pode ser uma alternativa para uso como inclusão em cavidade anoftálmica.
 
Top-cited authors
Martinho Almeida Silva
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
I. Borges
  • Federal University of Minas Gerais
Marcos Amaku
  • University of São Paulo
Ricardo Augusto Dias
  • University of São Paulo
Edenio Detmann
  • Swedish University of Agricultural Sciences