Advances in Scientific and Applied Accounting

Published by Associacao Nacional de Programas de Pos-Graduacao em Ciencias Contabeis (ANPCONT)
Online ISSN: 1983-8611
Publications
The aim of this research was to evaluate the effect of the asymmetric information, the agency costs, and the property structure in the determination of the dividend payments, in a sample of 178 open companies quoted at Bovespa. The analyzed period was between 2000 and 2004. The Tobit regression model was used in order to handle the fact that the payout is censured at zero. It was verified that companies with ADRs quoted at NYSE, a proxy for smaller asymmetric information, pay less dividends, which is in line with the signaling hypothesis. After controlling by asymmetric information, the property concentration by the controller (insider) presented a negative relationship with the dividends payment. Lastly, it was found a negative relationship of the dividend payments with opportunities of growth and positive with the cash flow, as foreseen by the pecking order hypothesis.
 
The purpose of this paper is to investigate the effect of stock recommendations in returns for Brazilian public companies. Using data from the I/B/E/S system, we examine the empirical distribution of buy, sell and hold recommendations as well their effect on prices, for the period from January 1995 through 2003. Among the points analyzed are the performance of consensus recommendations and the effect on the market of upgrades and downgrades. The results show that more than 50% of recommendations in the study period were buy. In terms of market adjusted return, the individual recommendations of some analysts performed reasonably well in the 30 days after the recommendation date, but the consensus recommendation did not perform well. The sell recommendations and downgrades produced significant negative returns.
 
O objetivo deste artigo é evidenciar a ocorrência de tributação implícita em ativos financeiros do Brasil. O evento estudado nesta pesquisa foi a isenção de Imposto de Renda sobre rendimentos de títulos públicos adquiridos por estrangeiros, benefício dado pela Lei 11.312/06. A análise foi feita sobre o volume total e em segundo momento, sobre quatro títulos específicos: LFT, LTN, NTN-B e NTN-F. A principal hipótese testada é que o volume total de investimento de capital estrangeiro em títulos públicos aumentou após a vigência da Lei 11.312/06. Para o teste, empregou-se a análise de séries temporais, verificando o volume antes e depois do dispositivo legal. Os resultados foram estatisticamente significativos somente para os títulos LTN, NTN-B e NTN-F, situação que pode ser justificada pela forma de remuneração destes dois títulos, que é por cupom de juros semestrais. Os resultados pretendem contribuir para a pesquisa tributária demonstrando a necessidade de maior análise sobre a carga tributária efetiva, pois o tema ainda se encontra limitado, referindo-se somente a carga tributária explícita.
 
A certificação ISO 14001 compreende um conjunto de normas ambientais, vista como uma das soluções para alcançar a responsabilidade ambiental, aumentando a competitividade das Companhias no mercado nacional e internacional. Assim, esta pesquisa tem por objetivo verificar a relação da implantação do sistema de gestão ambiental (SGA) - ISO 14001 com o endividamento das empresas brasileiras listadas na B3. Para mensurar esse efeito foi utilizada a análise de regressão em painel com estimação dif-in-dif e o teste de média para duas populações. A fonte dos dados utilizada foram demonstrações financeiras das empresas listadas na B3, disponibilizadas pela Economática e informações sobre as certificações disponíveis nos sites das empresas referente ao período de 1996 a 2016. A amostra inicial foi de 8.400 observações em 400 empresas, posteriormente reduzidas para 2.400. Os resultados encontrados apontam evidências de que a certificação ISO 14001 afeta o endividamento de longo prazo de forma positiva e o de curto prazo de forma negativa, ou seja, as empresas com certificação ISO 14001 estão substituindo financiamento de curto por financiamento de longo prazo. Este pode ser resultado de um aumento de confiança devido ao compliance trazido pela certificação ISO 14001.
 
O objetivo central do nosso estudo é evidenciar e entender como o poder dominante brasileiro se apoderou do financial reporting e da contabilidade em si como instrumento ideológico e consequentemente de controle hegemônico, através da criação de uma realidade que satisfaça seus interesses materiais. A unidade de estudo é o Banco do Brasil entre 1853 e 1902, fase de muitas mudanças sociais, econômicas e políticas no país. Baseando-se na abordagem crítica, em um estudo de caráter histórico através de pesquisa documental primária, utilizamos a plataforma teórica do marxista italiano Antonio Gramsci (1891-1937) em suas definições de hegemonia e ideologia, sobretudo. Os documentos foram analisados segundo questões contábeis específicas, sobretudo o cálculo do lucro e a distribuição de dividendos, além do discurso empregado. As conclusões apontam que o Banco do Brasil ao longo do período áureo da produção cafeeira nacional foi utilizado pelo poder dominante, apoderado do Estado, para a transferência de recursos para a burguesia, contribuindo de maneira importante para a desigualdade econômica e social em nosso país. Especificamente através da interface entre sociedade civil e sociedade política no seio do Estado Brasileiro durante o período estudado. Em segundo lugar, analisamos o vínculo orgânico entre a estrutura e a superestrutura no Brasil e os efeitos para os beneficiados. Argumentamos, pois, que o financial reporting e a contabilidade são instrumentos de disseminação e controle ideológico, mas ao conterem essas características, evidenciam adicionalmente as contradições do sistema capitalista-burguês.
 
Objetivo: Este estudo investigou os impactos do índice de sustentabilidade da B3 e da pandemia Covid-19 sobre o valor, o desempenho e o risco de 494 firmas brasileiras listadas, no período de 2010 a 2020. Método: Foi adotado o método de regressão diff-in-diff para observar as variações do desempenho, valor e risco entre as empresas listadas e não listadas no ISE. As variáveis dependentes selecionadas foram: Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), Preço sobre Valor Patrimonial da Ação, Market-to-book, Volatilidade e Beta. Para medir a sustentabilidade, adotou-se o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 e considerou-se o efeito da pandemia Covid-19 em 2020. Resultados: Os principais resultados apontam que a adesão ao índice de sustentabilidade empresarial reduz significativamente o ROA, o ROE, o Preço sobre Valor Patrimonial da Ação, o Market-to-Book, o Beta e a Volatilidade das empresas brasileiras. Não foi encontrada diferença significativa na variação do desempenho, valor e risco entre as firmas listadas no ISE e as suas contrapartes. As evidências mostram que no ano de 2020 houve redução no valor, no desempenho contábil e na volatilidade das empresas brasileiras, influenciadas pelo surgimento e expansão da Covid-19. Contribuições: Este estudo trouxe evidências de que as práticas sustentáveis de empresas participantes do ISE podem influenciar positivamente o valor de mercado e reduzir a percepção de risco do investidor. Além disso, o estudo inovou ao mostrar as implicações da Covid-19 sobre o valor, o desempenho e o risco das empresas brasileiras.
 
Este trabalho apresenta-se como uma analise bibliometrica da producao cientifica brasileira sobre „Parecer dos Auditores Independentes‟, com o objetivo de identificar os enfoques predominantemente abordados acerca desta tematica. Por intermedio dos procedimentos metodologicos adotados na coleta dos dados sao verificados 21 estudos que abordam o tema no âmbito nacional, com os seguintes enfoques predominantes: „questoes normativas‟ (33,33%); „questoes polemicas‟ (28,57%); „utilidade e/ou compreensibilidade‟ (19,05%); e, „reflexos da evidenciacao‟ (19,05%). Alem da predominância apontada para os estudos com abordagem de „questoes normativas‟, outras constatacoes sobre o tema de pesquisa sao apresentadas ao longo deste trabalho, com destaque para as seguintes questoes correlatas: estudos sobre a compreensibilidade do parecer dos auditores independentes, enquanto instrumento de comunicacao entre auditores e usuarios, como fonte para o desenvolvimento desta relacao; e, a investigacao acerca das diferencas de expectativas dos usuarios (expectations gap), em relacao ao parecer e a propria auditoria independente, enquanto servico de utilidade publica, para a progressao efetiva desta atividade.
 
Em decorrência do processo de internacionalização das normas contábeis no cenário brasileiro e dos acréscimos de pesquisas acadêmicas com ênfase na contabilidade internacional, nos últimos oito anos, este estudo objetivou identificar o perfil da pesquisa nesta área nas dissertações e teses brasileiras divulgadas no banco de dados de teses e dissertações (BDTD) entre 1999 e 2008. Dessa forma, a contribuição dessa pesquisa evidencia-se na medida em que revela as tendências de investigações na temática, bem como as diversidades e similitudes metodológicas, sugerindo a construção de categorias que evidenciem o que está sendo mais pesquisado em contabilidade internacional, cooperando com a construção do conhecimento através da identificação da contribuição e reação do Brasil em relação ao processo de convergência das normas contábeis. A pesquisa foi caracterizada como descritiva e exploratória, utilizando o survey como técnica de procedimento. O modelo utilizado na categoria de análise foi o desenvolvido por Theóphilo e Iudícibus (2005), focando restritamente quatro pólos: epistemológico, metodológico, teórico e técnico. Como resultado, foi constatado que o perfil da pesquisa em contabilidade internacional é caracterizado predominantemente por estudos comparativos, sendo esses estudos teórico-empíricos, com ênfase na análise documental. A abordagem metodológica mais comumente utilizada é o empirismo com uma postura teórica positivista.
 
Resumo: Este estudo investiga se determinadas práticas de governança, denominadas de governança certificada, afetam negativamente os spreads das ações no mercado de capitais brasileiro. O bid-ask spread segundo a teoria é uma parcela do custo de negociação e uma das dimensões da liquidez. A governança certificada está representada pelos fatores: (i) adesão à governança Bovespa, (ii) publicação em contabilidade internacional sem ADR listado, e (iii) ADR listado na NYSE. Para relacionar a governança certificada com os spreads foi utilizado o modelo de Roll (1984), destinado ao mercado informacionalmente eficiente, estimando o valor implícito do spread, chamado de custo em transacionar. Foram adicionados a este modelo os referidos fatores de governança e verificado suas contribuições na estimativa da parte remanescente do spread que contempla a assimetria informacional. Os resultados indicam que os spreads podem ser reduzidos quando as empresas têm ADRs listados ou, na ausência deles, pelo menos publicam em contabilidade internacional. Palavras-chave: Spreads. Governança corporativa. Contabilidade internacional. 1 INTRODUÇÃO A governança corporativa tem sido um dos temas de grande interesse dos pesquisadores brasileiros quando se propõe a observar as suas práticas e seus efeitos nos mercados nos quais os ativos das empresas estão sendo negociados. A busca de evidências de que a adoção de práticas de governança pode afetar o bid-ask spread 1 é uma questão ainda não muito explorada no mercado de capitais brasileiro. O objetivo desta pesquisa é verificar se a adoção de determinadas práticas de governança, afetam negativamente os spreads das empresas que compõem o Demsetz (1968) um dos pioneiros no estudo do bid-ask spread, ou simplesmente spread(s), define o mesmo pela diferença entre a maior oferta de compra e menor oferta de venda imediatamente antes da negociação.
 
-Rating da dívida ativa previdenciária -2019 Fonte: Elaboração própria com base em RCTN (2020).
-Discrepâncias nas bases de dados sobre a evolução da DAP Fonte: PGFN -Sistema Dívida (2020)
Objetivo: analisar a capacidade do Governo brasileiro na recuperação de recebíveis oriundos da dívida ativa previdenciária (DAP). Método: é apresentado o fluxo do processo de registro e classificação de probabilidade de pagamento da DAP, abrangendo saldos, pagamentos, tempo de inscrição e demais detalhamentos de saldos. Na sequência é analisada a recuperabilidade da DAP com o uso de estatística descritiva dos dados da DAP disponíveis na Prestação de Contas do Presidente da República no Balanço Geral da União (BGU) e no sítio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), contemplando o período de 2012 a 2020, a partir da classificação do rating estabelecida pela Portaria nº 293/2017 Resultados: os achados da pesquisa mostram que (i) houve crescimento do montante de valores inscritos a título de DAP no período; (ii) enquanto o estoque da DAP cresceu de forma exponencial em relação ao produto interno bruto (PIB), a recuperação desses valores permaneceu relativamente constante; (iii) 64,8% dos valores registrados no período eram correspondentes a créditos irrecuperáveis ou com baixa probabilidade de recuperação. Portanto, é baixa a capacidade de recuperação dos recebíveis oriundos da dívida ativa previdenciária brasileira, evidenciando a natureza contingente desses valores. Contribuições: o estudo ratifica os achados da literatura sobre o baixo nível de recuperação de recebíveis e seu acúmulo duvidoso nas demonstrações contábeis do setor público, e alerta sobre as discrepâncias observadas nas bases de dados oficiais que tratam da dívida ativa previdenciária brasileira.
 
O objetivo do estudo é analisar se as características dos CEOs insiders influenciam nas práticas de gerenciamento de resultados das companhias de capital aberto listadas na [B]3. A amostra foi composta por 192 empresas não financeiras, totalizando 2.112 observações no período 2008-2018. Para analisar os resultados utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla. A contribuição do estudo recai na clara identificação de que no trade-off entre escolhas contábeis ou decisões operacionais, os CEOs insiders preferem utilizar os accruals discricionários para gerenciamento dos resultados. Em termos práticos, os resultados indicam que a preocupação dos insiders é com a manutenção dos resultados no longo prazo, tendo em vista que a opção por decisões operacionais pode prejudicar a perpetuidade da empresa, com cortes em despesas prioritárias e na produção acima da demanda. A contribuição teórica do estudo está em evidenciar que nos primeiros anos de mandato, os CEOs insiders são mais propensos a praticar gerenciamento de resultados pelas duas opções, enquanto no longo mandato se tornam mais conservadores, abandonando ambas as práticas. O estudo também permitiu demonstrar que os CEOs insiders com formação em contabilidade têm preferência pela manipulação de resultados mediante decisões operacionais, enquanto para os CEOs insiders mais velhos as evidências foram mistas e com coeficientes de baixo resultado econômico.
 
Objetivo: Este estudo objetiva verificar se as aquisições realizadas por empresas familiares geram melhor desempenho do que aquelas realizadas por empresas não familiares listadas na B3 no período entre 2009 e 2016.Método: As informações necessárias foram coletadas na base de dados da Thomson Reuters Eikon e no site da B³, e a classificação das empresas em familiares ou não familiares foi feita por meio da abordagem de componente de envolvimento da família no controle, na propriedade e na gestão da empresa e da abordagem de identidade organizacional. Regressões múltiplas com dados empilhados foram estimadas para a amostra de 244 aquisições (86 empresas).Resultados: Os resultados indicaram que as empresas brasileiras familiares apresentam, em média, desempenho superior dos eventos de aquisições corporativas em relação às empresas brasileiras não familiares. Os achados são consistentes com a Teoria da Agência, que diz que o distanciamento entre a propriedade e o controle resulta em conflitos de agência e assimetria informacional, problemas que oferecem maiores oportunidades de expropriação dos acionistas por parte dos gestores. Assim, visto que nas empresas familiares esse distanciamento é menor, pois a propriedade e a gestão tendem a coincidir, os conflitos de agência e a assimetria informacional entre principal-agente ocorrem com menor intensidade nas empresas familiares em comparação às empresas não familiares.Contribuições: As evidências empíricas permitem reflexões, tanto aos acionistas quanto aos executivos, sobre o uso da estratégia de aquisição corporativa, além de instigar novos mecanismos de controle e monitoramento por parte dos acionistas sobre a tomada de decisão dos gestores.
 
-Correspondence analysis between cumulative abnormal returns (CAR) and linguistic sentiment of earnings
Sample: Conference calls of companies by quarters
Overall Descriptive Statistics of Quantitative Variables
In finance and accounting literature, different aspects are presented as possible factors related to stock returns. More recently, studies have been dedicated to analyzing the potential influence of the tone and sentiment of corporate reports, newspaper articles, press releases, and investor message boards on stock prices. Thus, based on assumptions of Legitimacy Theory, we investigate whether cumulative abnormal returns (CAR) on the stocks of Brazilian listed companies are associated with the linguistic sentiment of quarterly earnings conference calls. Using a sample of 78 observations related to the conference calls of 24 companies listed in the Novo Mercado segment in 2016-2017, we measured CAR using the market model and the linguistic sentiment of earnings conference calls using IBM’s Watson Natural Language Understanding platform. An analysis of the results of statistical tests such as descriptive results, correlation matrix, and correspondence analysis enables it to be inferred that, in general, there is a positive association between cumulative abnormal returns and the optimism sentiment of quarterly conference calls. Thus, it is conjectured the possibility that the speeches made by managers in conference calls legitimize company performance in the market, by altering the perception of investors in the stock market and leading to implications for the value of the stocks traded.
 
Considerando que as informações e eventos ocorridos podem, em certa medida, alterar os preços dos títulos, e consequentemente seus respectivos retornos, esta pesquisa buscou analisar o efeito causado pela inclusão de empresas no ranking Global 100 nos retornos de suas ações considerando os diferentes continentes. Para isso, recorreu-se ao método do Estudo de Eventos, o qual tem a finalidade de testar a eficiência de mercado semi-forte. A amostra se constituiu por ações de empresas incluídas no ranking considerando o período de 2005 até 2016. Utilizaram-se como variáveis, as cotações diárias das ações das empresas participantes e os índices de mercado no qual a ação é listada. Os dados foram obtidos no banco de dados da Thomson Reuters®. Os testes foram realizados considerando os diferentes continentes, pois se trata de um ranking que considera empresas que estão inseridas em diferentes mercados. Os resultados demonstraram que a informação de que determinada empresas está incluída no ranking Global 100 não causou efeito estatisticamente significante seja positivo ou negativo nos Retornos Anormais Acumulados-CARs, mostrando que a informação possivelmente já estaria incorporada nos preços.
 
– Modelo Organizacional Fonte: Adaptado de Covaleski et al. (2003)  
Relacionamento Dinâmico entre os Elementos  
O presente trabalho utiliza a metodologia de ensaio teorico para tratar os elementos do processo de planejamento, normalmente mencionados na literatura como sendo problemas do orcamento empresarial, por meio de uma analise integrada. A justificativa para a pesquisa esta na percepcao de que os trabalhos encontrados na literatura tratam os problemas numa abordagem reducionista, de forma isolada. A partir da revisao de literatura sobre o tema, este artigo apresenta os elementos de analise que subsidiam a construcao de uma perspectiva integrada. Estes elementos compreendem a organizacao do processo orcamentario, os sistemas de informacao, os indicadores de desempenho, a participacao, a constituicao de reservas orcamentarias, a avaliacao de desempenho, a forca do passado, o comportamento disfuncional o grau de realidade e a rigidez/flexibilidade. Como resultado, a pesquisa apresenta uma proposta para analise da visao integrada destes itens com a identificacao e agrupamento dos elementos em tres categorias: (1) estruturais; (2) de gestao; e (3) comportamentais.
 
The meaning of career success has been researched in diverse settings and time frames. Inquiries addressing gender find that women evaluate their success in distinct ways, which tend to be different from those used by males (Dyke & Murphy, 2006). Research also demonstrates that academic women struggle to perceive themselves successful using the standard social criteria (Hoskins, 2010, 2012), a struggle that is even harder in predominantly male areas, which have rites, symbols and rhythms not build by/for women. This situation may lead to an undervaluation of women’s success in academia, related to the idea of partial success, in which objective success implies failures, drawbacks or negative consequences to other dimensions of women's lives. Bearing this in mind, my purpose is to better understand how academic women perceive their success in accounting academia in Brazil, a predominantly male area. In order to attain this goal, I examine trajectories of four female successful accounting professors in Brazil. I used a qualitative approach based on in depth interviews. My analysis allows to conclude that, to the same extent they are successful considering the so-called objective success criteria (Hoskins, 2010), by deeply examining barriers and boosters they faced during their journey, we realize the cost paid utter to a “long way to the top” but the compensations make possible “ridin’ down the highway.” More importantly, specific policies and actions would help to change the current situation by reducing costs or challenging traditional criteria used to evaluate success.
 
Objective: The study aimed at verifying the association between Dark Triad and the interest in activities related to academic career among postgraduate accounting students. Method: The sample consisted of 124 students from postgraduate programs in the Accounting Sciences in Brazil. Data were collected through a survey and submitted to multivariate analysis. Results: The results show that narcissism and psychopathy are related to activities inherent to the academic career, while Machiavellian traits do not exhibit the same association. The lack of correlation between Machiavellianism and academic career activities may be related to the desired academic career profile. Students with narcissistic traits are adept at academic career activities mainly related to research and teaching. Psychopathic traits were not adept at activities related to teaching and extension (service to the external community), which may be related to the lack of empathy, lack of concern related to compliance with rules and insensitivity. Contributions: The study contributes to the gap in accounting research that discusses non-pathological personality traits and career interests, since previous research has demanded attention in view of the objective and subjective issues inherent to the career and, at times, marginalize the relevant activities career choice. In addition, such discussions are presented as an advisory material for HEIs in terms of outlining the performance and interest of future teachers regarding the activities inherent to the academic career.
 
Objetivo: Com base na teoria do discurso de Laclau e Mouffe e na expectativa de ampliar o entendimento da sustentabilidade corporativa para que as vozes acadêmicas possam oferecer uma crítica contínua e novas alternativas para este discurso, estabeleceu-se como objetivo analisar a construção do discurso de sustentabilidade nos resultados de pesquisas sobre os Relatos Integrados (IRs) de empresas do setor público. Método: As pesquisas publicadas, que analisaram os IRs destas organizações, foram examinadas para considerar como o discurso hegemônico estava construído nos 18 artigos científicos, selecionados/identificados na base de dados Scopus com os termos “integrated reporting”, “state-owned” e “public sector”. Os estudos foram classificados quanto as suas metodologias e a forma de apropriação do discurso em torno do ponto nodal sustentabilidade.Resultados: Os resultados revelaram que o discurso de sustentabilidade presente nas pesquisas revisadas estava relacionado ao desenvolvimento econômico, à estratégia e ao “business-case”. No entanto, existem evidências a adoção ao IR tem o potencial de impulsionar a mudança organizacional para integrar a sustentabilidade à atividade principal da organização. Em suma, os achados sugerem que a adoção ao IR, por empresas do setor público, não modificou o discurso hegemônico de sustentabilidade financeira. Contribuições: Assim, o artigo contribui com a literatura de IR ao revelar a necessidade das pesquisas sobre sustentabilidade ampliarem a investigação nos relatórios, a partir de novos enfoques, análises críticas e pesquisas normativas que objetivem propor adaptações ao IR nas instituições públicas, e até propor outros frameworks.
 
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em investigar a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Caracteriza-se como um estudo exploratório e utiliza uma escala psicométrica desenvolvida por Lay (1986) composta de 20 assertivas para identificar o nível de procrastinação dos estudantes. Participaram da pesquisa 200 estudantes de três instituições de ensino públicas brasileiras. Os resultados da escala psicométrica foram comparados com o desempenho acadêmico dos estudantes, mensurado por meio da utilização de três métricas distintas. Os escores normalizados sugerem que estudantes com altos níveis de procrastinação tendem a ter seu desempenho escolar reduzido. Estudantes do gênero masculino tendem a ser mais procrastinadores. Contudo, a ausência de significância não permite rejeitar a hipótese nula de inexistência de diferença entre os gêneros dos acadêmicos e o nível de procrastinação.
 
RESUMO Este trabalho resultou de uma reflexão acerca de um conjunto de questões relacionadas a um dos principais instrumentos de planejamento e de controle dos recursos colocados à disposição das universidades públicas brasileiras: o orçamento. Tem como objetivo geral contribuir com o processo de planejamento e controle orçamentário das instituições públicas de ensino superior construindo um modelo alternativo de alocação de recursos orçamentários às unidades departamentais. Na fundamentação teórica abordou-se a dimensão da autonomia de gestão financeira, os aspectos gerais do orçamento de universidades e diversos modelos de distribuição dos recursos orçamentários adotados por universidades públicas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória de ordem descritiva e com tratamento dos dados de forma qualitativa. A concepção do modelo proposto se fundamenta na alocação dos recursos do orçamento entre as unidades departamentais, tendo como ponto de referência o desempenho acadêmico, trabalhando com variáveis de ordem quantitativas e qualitativas. Os resultados revelam que o modelo construído traz no seu bojo elementos inovadores em relação aos modelos atuais, ao incorporar a transparência, a descentralização e a co-responsabilidade, para evitar o arbítrio e a improvisação. Implementa indicadores de gargalos e de eficácia de gestão orçamentária. O modelo formatado diminui a distância entre as unidades "ricas" e "pobres", visando minimizar os efeitos desagregadores que possam surgir no futuro. Tem por filosofia tratar de forma desigual os desiguais. Acredita-se que o modelo faz com que o orçamento deixe de ser tão-somente um documento para cumprimento das exigências legais e passe a ser um instrumento de gestão. Palavras-chave: Modelo de Orçamento. Universidade. Desempenho Acadêmico. 1. INTRODUÇÃO O mundo passa por profundas mudanças em todos as áreas: política, econômica, cultural, social, tecnológica... e as instituições de ensino superior, em especial as universidades públicas brasileiras, são afetadas por essas mudanças. Para continuar operando e cumprindo sua missão, elas devem se adequar aos novos tempos, implementando avanços em um dos principais instrumentos de planejamento e de controle dos recursos orçamentários, destacando-se aqui o orçamento anual.
 
O objetivo deste estudo foi avaliar as relacoes entre os constructos envolvimento do professor, interesse do aluno, interacao professor-aluno, exigencia do curso e organizacao do curso com a satisfacao dos discentes do curso de Ciencias Contabeis em duas instituicoes. Para tanto se utilizou o modelo proposto por Paswan e Young (2002), com as modificacoes feitas por Vieira, Milach e Huppes (2008). Os constructos exogenos empregados compreenderam: exigencia do curso, interacao professor-estudante e organizacao do curso. Os construtos endogenos foram o envolvimento do professor e o interesse do estudante, que se relacionaram a variavel dependente satisfacao geral. A modelagem de equacoes estruturais possibilitou submeter a prova as relacoes entre os constructos exogenos e endogenos e destes com a satisfacao geral. Das oito hipoteses propostas so uma, a que conjecturava uma associacao negativa entre as exigencias do curso e o interesse do estudante, nao foi confirmada. Os resultados obtidos permitem concluir que os tres constructos exogenos influenciam de modo significativo o envolvimento do professor, no entanto, somente a interacao professor-estudante e a organizacao do curso influenciam o interesse do academico. Por sua vez, ambos os constructos endogenos, envolvimento do professor e interesse do estudante, sao determinantes da satisfacao geral. As implicâncias praticas destes achados contribuem para uma melhor adequacao do curriculum do curso e dos planos de ensino dos docentes. E ainda, podem ser levados em consideracao para a elaboracao do marketing educacional do curso avaliado.
 
In this paper, we map Brazilian professional accountants’ cognitive reflection abilities, exploring the demographic characteristics associated with such ability. To operationalize individuals’ cognitive reflection ability, we use the Cognitive Reflection Test (CRT). Our sample consists of 4,902 Brazilian accountants who voluntarily answered an online survey. We analyze data using three ordered logistic regression (ologit) models that provide a good fit for our data set. Our exploratory analysis reveals that male Brazilian accountants tend to be more reflective than their female counterparts. We also find that professional accountants tend to become less reflective, and, consequentially, more impulsive, as they age. Besides that, we present evidence that preparers and managers working for larger companies tend to be less reflective than their counterparts working for smaller firms. Additionally, our results suggest that auditors’ scores on CRT are significantly higher than preparers’, analysts’, managers’ and professors’ scores, raising interesting questions for future research. Our findings contribute not only to the literature in accounting and psychology, but also for practitioners interested in understanding how cognitive reflection abilities relate to demographic characteristics within the accounting field. Since cognitive reflection abilities significantly affect JDM quality, as reported in previous studies, the importance of our findings connects to the remarkable role that JDM plays in several fields of accounting activity. To our knowledge, our study is the first to assess how demographic individual characteristics predict CRT scores looking at professionals that share a background in a very specific area. Besides, we use the largest data set that we are aware of for studies of similar nature.
 
Objective: The objective of this research is to verify the relations of Corporate Governance with the Global Management Accounting Principles (GMAP) of public companies in Brazil.Methods: This is a descriptive study with a quantitative approach. With a sample of 311 companies that traded shares in Brasil, Bolsa and Balcão (Brazil Stock Exchange and Over-the-Counter Market - B3), data were collected from Comdinheiro, reference forms, companies’ website, the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM) and B3, management reports, annual reports, financial statements and sustainability reports, ranging from 2010 to 2016. In relation to the dependent variable, indexes were constructed to represent the GMAP (IGMAP). The explanatory variables were represented by the dimensions: Board of Directors, Ownership Structure and Control and Executive Compensation.Results and discussions: The results show that in the dimension of the Board of Directors, companies from the Novo Mercado (New Market) are the ones that best represent the analyzed relationships, given that independence and meetings positively explain the GMAP. The age of directors and the accumulation of positions of president and CEO have a negative influence on the GMAP. In addition, the Ownership Structure had a negative impact on the GMAP, although only companies in the Level 2 segment and with little representative coefficient. In addition, fixed remuneration also explains the GMAP, this for all segments of governance. Contributions: The study's findings contribute to the debate on the relevance of Corporate Governance practices associated with Management Accounting, since governance requires reports with adequate internal practices, especially for the survival of companies operating in competitive markets.
 
ABM Selected Variables
ABM Parameter Settings
Summary Bulk Results (200 runs of the model)
Objective: The paper aims at creating a model to simulate managerial behavior within a budgetary process affording analysis of evolving overall performance and specific behavioral attributes, at both firm- and manager-level.Method: This study focuses on computer science, decision systems and management, by exploring agent-based modeling (ABM) in management accounting, with Python and Mesa. The model adopts a Consumer Service Provider firm and its quarterly sales budgeting process for a network of 400 branches over a 5-year term, contingent to firm culture (authoritarian or participative).Results and discussions: Data analytics yielded results based on intense model simulation, with more than 19 million data points. Findings show culture-contingent firm performance and managerial behavior evolution linked to the budgetary process. Authoritarian firms generated fair more sales with similar managerial human capital and market, under increasing strong demand; authoritarian firms paid more bonuses as part pf their reward system. In general, an authoritarian culture may benefit in a strong demand scenario thad participative firms, potentially due to budgetary slack form negotiation. On the other hand, authoritarian forms showed lower levels of happiness and engagement among their managers. Contributions: Contributions are threefold, pointing to (a) management accounting practice and research, (b) science and research strategy, and (c) accounting education.
 
Objectives: To identify the determinant factors for student dropout in Accounting Sciences courses at Federal Universities in the Northeast region.Methods: This is a descriptive-exploratory study with a quantitative approach and survey usage. The sampling is non-probabilistic and intentional, covering all federal universities in the Northeast region of Brazil and consisting of 220 students who had enrolled in Accounting Science Courses in 2019. A questionnaire adapted from Cunha, Nascimento and Durso (2016) was also used, and data were interpreted through descriptive and factor analysis.Results or discussion: The results showed us that the vocational factor with the greatest factor loading was the one related to the type of admission, resulting from a successful selection process for the course in question and not for the student's preferred course. The most relevant institutional factor was related to the lack of information about the course as provided by the institution. The students' perception of the performance factor showed that the item with the highest factor loading was the one related to the student's difficulty in following the course because he or she did not have enough time to study.Contributions: The results indicate that the institution, with the information provided, may act directly upon the identified weaknesses through specific actions in order to reduce dropout rates.
 
Objective: This study aimed to examine the relationship between financial restatements and the qualitative characteristics of the information disclosed, namely conservatism, persistence, relevance and timeliness, together with the relationship between the cost of raising funds with banks and investors, by observing the cost of debt and stock returns. Methods: The study considered quarterly data from 2010 to 2018, comparing Brazilian and US companies, using regression analysis of panel data. Results: The study results showed that the companies that need to issue financial restatements present accounting information of low quality. This scenario is evident for both Brazil and the US, whose results indicated non-conservative, non-persistent, non-relevant. As for timeliness, this quality has not worsened in Brazil in the context of restatements because it is not present in financial statements even without the context of restatements. About the USA, banks and investors do not seem to react to restatements, but, in Brazil, companies in need of bank financing should consider that a restatement is related to an increase in the cost of debt. A greater number of restatements was also observed for Brazilian companies, which may be related to a lack of enforcement. Contribution: The study contributes to the literature on the impact of financial restatements, and signals to investors, banks, and analysts the existence of a decrease in the quality of information, a factor that can be considered in their business valuation models.
 
A relação entre os valores culturais dos estudantes de Ciências Contábeis e os traços de personalidade, não patológicos, que compõem o Dark Triad é analisada. Trata-se de abordagem empírica, envolvendo 1.404 estudantes de contabilidade em 21 instituições públicas e privadas brasileiras. A coleta de dados, por meio de um questionário, revelou a preponderância das características que remetem ao Maquiavelismo. Sobre os valores culturais, constatou-se maior inclinação dos estudantes para o Individualismo. Observou-se ainda que quanto mais altos os níveis dos traços de personalidade do Dark Triad, maiores os valores culturais do Individualismo, Masculinidade e menor a concordância para aceitação de desigualdades hierárquicas que remetem ao valor cultural Distância ao poder. Por fim, evidenciou-se que os três traços corroboram a probabilidade de os alunos exteriorizarem valores culturais individualistas e masculinos. Esses resultados instigam a reflexão e o debate nacional sobre políticas educacionais em contabilidade que podem ser criadas pelas Instituições de Ensino Superior, com o intuito de interferir ainda no ambiente acadêmico, atitudes desonestas motivadas pelos traços de personalidade do Dark Triad e valores culturais nem sempre positivos, que geram consequências sociais, econômicas e financeiras aos principais usuários da informação contábil.
 
Objetivo: Analisar como o Open-Book Accounting (OBA) é praticado, considerando as suas dimensões, no relacionamento entre uma cooperativa cafeeira e seus cooperados na perspectiva da Economia dos Custos de Transação. Método: Estudo de caso do relacionamento entre uma cooperativa e seus cooperados. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta não participante. Para a análise, empregou-se a Análise de Conteúdo. Resultados/Discussão: Verificou-se que há a aplicação do OBA de forma bilateral, com alto nível de detalhamento das informações no sentido cooperado-cooperativa e nível baixo, no sentido contrário. As condições de aplicação são baseadas em cooperação e confiança, contemplando incentivos e previsão de benefícios mútuos. Percebeu-se que os custos de transação do relacionamento analisado são reduzidos, pois, a priori, tanto a cooperativa como os cooperados não percebem oportunismo no uso das informações compartilhadas. Conclui-se que o relacionamento estudado favorece a aplicação do OBA, uma vez que é pautado em cooperação, um dos principais pilares para a sua efetiva aplicação e geração dos potenciais benefícios. Contribuições: O estudo amplia o conhecimento nas áreas de Administração e Contabilidade ao pesquisar a aplicação do OBA em cooperativas. Contribui para a prática ao possibilitar o entendimento da aplicação do OBA e de seus pontos fortes e fracos no cooperativismo. Gera contribuição social, pois, a adequada gestão de custos, a partir do compartilhamento de informações, possibilita desempenho superior nos negócios dos cooperados e geração de renda para as famílias envolvidas.
 
-Temporal Distribution of articles
-
-Co-authorship
Michel Foucault's works have been referenced in several fields of knowledge and such influence has also been noticed in accounting. The objective of this paper is to find at what point in time Foucault's work started to be used in accounting literature, how it was accepted or refused by researchers and identify invisible colleges. This study contributes to identify the development of a new area of research through the movements of theories between fields. It identifies how foucaultian researches have been utilized to explain power and disciplinary aspects in accounting. The first level of analysis is based on Bourdieu's theory and descriptive research. A total of 68 accounting journals were analyzed and 123 articles with reference to Foucault were identified. 40% are based in his theory and 60% are incidental appropriation according to Chartier's typology. The second level was a bibliometric analysis and revealed a significant presence of Foucault's ideas in Critical Accounting and a productivity behavior according to Lotka's Law. The third level of analysis is based on Social Network Theory. It aimed to identify invisible colleges dealing with this subject. Results showed a network of authors and journals in a more centralized position.
 
Objetivo: Analisar a relação entre a incerteza da política econômica no mercado acionário brasileiro e a anomalia dos accruals no período de 2010 a 2019. Método: Foram realizados procedimentos de séries temporais usando o modelo CAPM com a inclusão do fator de accruals, para se obter o retorno anormal do fator analisado. A partir disso, avaliou-se como a incerteza da política econômica afetou o retorno anormal devido aos accruals, calculado por meio da abordagem de dados em painel de efeitos fixos com erros padrão robustos clusterizados. Resultados e Discussão: Os resultados do estudo sugerem que a incerteza da política econômica influencia os retornos anormais dos accruals, indicando que as ações apresentam menores retornos em períodos de maior incerteza da política econômica. Os resultados são consistentes com o fato de que aumentos na incerteza da política econômica podem induzir investidores a vender ações, reduzindo os preços das ações e, consequentemente, seus retornos. Apesar disso, investidores racionais poderiam colher prêmios de incerteza conforme houvesse recuperação dos preços em momentos seguintes. Contribuições: A incerteza de política econômica pode ser considerada um tópico importante para a academia e para entidades formuladoras de políticas, bem como a análise dos impactos dos retornos nos mercados de ações. Além disso, o estudo pode auxiliar gestores de portfólio e investidores nos mercados financeiros, a fim de melhorar a estabilidade de implementação de políticas e evitar flutuações anormais nos mercados acionários, além de sugerir estratégias de investimento com perspectivas baseadas na incerteza da política econômica.
 
Esse estudo tem como objetivo identificar como os gestores percebem a ocorrência dos custos da qualidade em termos de intensidade nos hospitais foco do estudo. Para tanto, a estratégia de pesquisa utilizada é o estudo de caso múltiplo, envolvendo dois hospitais: um de natureza filantrópica, localizado em Foz do Iguaçu-PR, e outro de natureza privada, localizado em Porto Alegre-RS. A coleta de dados abrange 27 entrevistas semi-estruturadas, além de observações diretas e análises documentais. Verifica-se que a ocorrência dos Custos da Qualidade ocupa ainda pouco espaço perante o ambiente hospitalar devido, dentre outros fatores, à complexidade do sistema, à falta de necessidade desse tipo de informação enxergada em meio às decisões e à falta de precisão na mensuração de alguns custos ocultos, tal como as atitudes tomadas frente às reclamações dos clientes. Ainda, foi possível constatar que, em grande maioria, esses custos não são mensurados e controlados em valor monetário. Apenas os já registrados pela Contabilidade são observados mais claramente pelos gestores, não havendo esforços adicionais na exploração dos custos ocultos de qualidade. As causas disso seriam, dentre outras, a falta de necessidade dessas informações em meio ao processo decisório e a carência gerencial contábil no fornecimento dessas informações. Os custos de prevenção foram os mais percebidos, principalmente no que se refere a treinamentos, manutenções preventivas e aquisição de tecnologias, custos tangíveis e já existentes na Contabilidade. Os custos de avaliação, falhas internas e falhas externas apresentaram percentuais menores no que tange à ocorrência, uma vez que nessas categorias, muitos dos elementos de custos são involuntários e difíceis de mensurar e controlar, como retrabalhos, custos com auditoria do sistema de qualidade e mensuração de prejuízo psicológico gerado ao paciente. Como limitações destaca-se a generalização dos dados, já que envolve dois hospitais acreditados apenas, e assim, em outras organizações as constatações poderiam ser outras.
 
Top-cited authors
Márcio André Veras Machado
  • Universidade Federal da Paraíba
Antonio Lopo Martinez
  • University of Coimbra
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
  • Federal University of Minas Gerais
Gilberto José Miranda
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Vinicius Costa da Silva Zonatto
  • Universidade Federal de Santa Maria