Recent publications
This study aims to determine to what extent social capital and social approval mediate the relationship between power distance and purchase intention of luxury brands when these brands are congruent with one’s self. Data were analyzed using structural equation modeling, linear regression to access mediating effects and latent class analysis to profile the sample. Results suggest that social capital and social approval together have a dual mediating effect on consumers’ intention to purchase luxury brands with a feeling of power distance. Three distinct perceived power distance profiles were revealed through respondent heterogeneity, impacting the other constructs. This is the first study to propose a model in the luxury market that includes low-status, underprivileged consumers as distant from power in society through the dual mechanisms of social approval and social capital. The study provides evidence that there is an opportunity to better understand including underprivileged individuals in the market and society.
The COVID-19 pandemic posed new challenges for international migration flows within the Global South. In the case of Brazil, different immigration and emigration flows coexisted over the first two years of the pandemic, forcing the State and sub-national governments to formulate and adopt new public policies to mitigate the impacts of the pandemic. Thus, this research analyzes these dimensions from the case study of cities in the State of Rio Grande do Sul, with a research methodology of comparative studies. Subnational and national policies that have been adapted by these local governments will also be discussed, namely: a) access to health services; b) income transfer through the Emergency Aid (Auxílio Emergencial); c) vaccination against the COVID-19. Preliminary results point to a fragmented and non-aligned governance of cities in relation to state and federal governments, as well as different impacts - and their mitigation - among groups of immigrants and refugees.
Neste artigo, temos os objetivos de relacionar o pensamento abissal, de Boaventura de Souza Santos (2010) à teoria de que o preconceito está fundado no cotidiano, de Agnes Heller (1970), na formação discursiva da matéria veiculada no jornal El País “Tik Tok, o app chinês na mira dos EUA, é um perigo para o Ocidente?”, veiculada em agosto de 2020. A partir disso, discutimos também as noções de tecnologia da informação e posse de dados no contexto da disputa comercial e simbólica pela hegemonia mundial, entre Estados Unidos e China, no qual o primeiro apresenta uma estratégia de disseminação de um sentimento anti-China, para se blindar da ameaça de perda de poder, aparentemente apoiada pela mídia e pela maneira que esta reporta a informação, refletindo também sobre o papel da mídia como formadora de opinião, a partir de Douglas Kellner (2001).
Este estudo busca compreender a transformação da figura do serial killer em produto midiático, levando em consideração conteúdos e bens de consumo inspirados nos seguintes criminosos: Ed Kemper, Jack, o Estripador, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy e Ted Bundy. Foi analisada a Indústria Cultural e a influência da Cultura Pop ao longo das Eras Midiáticas apontadas por Lucia Santaella, a fim de entender a evolução dos formatos midiáticos. Por meio disso, será possível definir como o serial killer se transformou em um produto mercadológico, observando sua inserção e forma de consumo. Para atingir esses objetivos, foram utilizados dois procedimentos metodológicos: o estudo bibliográfico, com os principais autores que norteiam os temas analisados, e a pesquisa empírica, utilizando a análise de conteúdo e seu método de categorização.
Este artigo apresenta-se como texto-homenagem a Iúri Lotman especialmente no que tange ao desenvolvimento de suas ideias sobre a memória cultural. O artigo desenvolve alguns dos princípios estabelecidos por Lotman e Uspenskii sobre como a cultura pode ser considerada memória da coletividade relacionando-os à teoria dos memes proferida por Richard Dawkins. Espera-se demonstrar a construção da memória midiática em uma semiosfera biossimbólica enfatizando a informação jornalística.
Neste artigo, observamos determinados modos de ser e de se apresentar como estudante nas plataformas de redes sociais. A partir da análise de formas de produção e compartilhamento de conteúdo entre usuários da rede Instagram, que possuem perfis denominados como studygrams, procuramos compreender determinadas convocações para um modelo de subjetividade, associado ao consumo de um modo particular de estudar e de se mostrar como um estudante exemplar. Para tanto, nos inspiramos em preceitos do estudo das imagens proposto por Roland Barthes (1982) entrelaçado ao referencial teórico que mobiliza autores dedicados aos estudos da comunicação e do consumo
Analisamos, a partir de Linn da Quebrada, as dinâmicas de negociação da cultura pop com a subalternidade por meio de aberrâncias audiovisuais, estudos de gênero e transgressão. Linn, opera como uma chave epistemológica para entender as interseções entre os estudos de gênero e a comunicação. Assumimos como recurso metodológico as letras de suas músicas, que compreendidas como materialidades comunicacionais, narram não apenas a trajetória de vida da cantora, mas uma identidade coletiva de gênero abjeta.
O objetivo do presente artigo é mapear algumas das operações enunciativas presentes na convocação ao consumo de paternidades bem-sucedidas em perfis autobiográficos do Instagram para pais cuidadores. Trata-se de produções culturais em que os discursos sobre modelos de sucesso da identidade masculina são materializados e reproduzidos e, portanto, atuam na construção de um tipo específico de “pai cuidador” que está em constante negociação com os discursos sobre masculinidade hegemônica. Nosso principal interesse reside em observar a quais modelos discursivos de masculinidade esse pai-cuidador responde e que tipo de relacionamento ele estabelece com a masculinidade hegemônica.
Este artigo apresenta a proposta metodológica da pesquisa de doutoramento em desenvolvimento sobre os acervos biobibliográficos da escritora Hilda Hilst (1930-2004) nos fluxos midiáticos. Identifica-se uma série de iniciativas comunicacionais, editoriais e estéticas relacionadas aos materiais da poeta como imagens, objetos e a Casa do Sol. Espera-se demonstrar como a genealogia de Hilda Hilst aciona o fazer-memória biográfico da escritora em novas camadas de acervos na semiosfera midiática.
Palavras-chave: Fazer-memória. Acervos biobibliográficos. Fluxos Midiáticos. Metodologia. Hilda Hilst.
Hilda Hilst in mediatic flows: methodological proposal for biographical making-memory research
Abstract: This paper presents the methodological proposal for the ongoing doctorate research study concerning the bio-bibliographical collections of the writer Hilda Hilst (1930-2004) in media flows. A series of communicational, editorial and aesthetic initiatives is identified concerning the materials used by her, such as images, objects and the Casa do Sol. The aim is to demonstrate how the genealogy of Hilda Hilst triggers the biographical making-memory of this writer into new layers of collections on the mediatic semiosphere.
Keywords: Making-memory. Bio-bibliographical collections. Mediatic Flows. Methodology. Hilda Hilst.
Hilda Hilst en los flujos mediáticos: propuesta metodológica de hacer-memoria biográfico
Resumen: Este artículo presenta la propuesta metodológica relacionada con la investigación doctoral en desarrollo desde 2020 sobre los acervos biobibliográficos de la escritora Hilda Hilst (1930-2004) en los flujos mediáticos. Se identifican prácticas comunicacionales, editoriales y estéticas sobre la poetisa en imágenes, objetos y Casa do Sol. Por fin, se propone demostrar cómo la genealogía de Hilda Hilst posibilita el hacer-memoria biográfico de la escritora en la semiosfera mediática.
Palabras-clave: Hacer-memoria. Acervos biobibliográficos. Flujos mediáticos. Metodología. Hilda Hilst.
Este artigo representa uma parte das descobertas de minha pesquisa de doutorado, acerca da relação entre gravidez e consumo. O que apresento aqui tem por objetivo discutir o imperativo da visibilidade como condição de existência na contemporaneidade. Em junção com o imperativo da performance e da lógica empreendedor que atravessa a nossa existência, presenciamos o que chamei de gravidez-ostentação. Uma nova forma de gestar, de ser e estar no mundo, que se reflete na vida dos bebês desde a sua vida intrauterina. Neste contexto, as gestações imbricadas pelo consumo, fazem com que os bebês nasçam mesmo antes de seus partos. Os bebês existem como imagens, mediados também por objetos e midiatizados em suas vidas intrauterinas. Às gestantes caberia cuidar do projeto de uma nova vida, empreendendo todos os esforços para que os resultados sejam bem-sucedidos, como preconiza a pedagogia contemporânea da gravidez. Tais descobertas foram possíveis a partir de metodologia que contou com pesquisa de inspiração etnográfica, em visitas aos quartos dos bebês em gestação; monitoramento de hashtags em redes sociais (Instagram e Facebook); e busca das mesmas palavras-chave em vídeos do YouTube. Os conceitos aqui apresentados de mediação e midiatização são, respectivamente, os apresentados por Santaella (2004) e Prado (2013). E as bases teóricas para discussão dos conceitos de visibilidade e estetização decorrem das obras de Sibilia (2008); Aubert e Haroche (2013); Lipovetsky e Serroy (2015). As ideias de performance são desenvolvidas a partir de Ehrenberg (201) e Freire Filho (2012).
Recently, the Unesp-Botucatu sheep acute pain scale (USAPS) was created, refined, and psychometrically validated as a tool that offers fast, robust, and simple application. Evidence points to an improvement in pain diagnosis when the importance of the behavioral items of an instrument is statistically weighted; however, this has not yet been investigated in animals. The objective was to investigate whether the implementation of statistical weightings using machine learning algorithms improves the USAPS discriminatory capacity. A behavioral database, previously collected for USAPS validation, of 48 sheep in the perioperative period of laparoscopy was used. A multilevel binomial logistic regression algorithm and a random forest algorithm were used to determine the statistical weights and classify the sheep as to whether they needed analgesia or not. The quality of the classification, estimated by the area under the curve (AUC) and its 95% confidence interval (CI), was compared between the USAPS versions. The USAPS AUCs weighted by multilevel binomial logistic regression (96.59 CI: [95.02–98.15]; p = 0.0004) and random forest algorithms (96.28 CI: [94.17–97.85]; p = 0.0067) were higher than the original USAPS AUC (94.87 CI: [92.94–96.80]). We conclude that the implementation of statistical weights by the two machine learning algorithms improved the USAPS discriminatory ability.
Dada a importância das pesquisas experimentais nas Ciências Sociais Aplicadas, especialmente no campo do Comportamento do Consumidor, e a relevância dos anais do Encontro da ANPAD (EnANPAD) e do Encontro de Marketing da ANPAD (EMA) para o desenvolvimento da pesquisa e criação do conhecimento nessa área, objetivou-se avaliar as publicações do tema ‘Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor’ da divisão acadêmica de Marketing dos dois eventos. O estudo se justifica, pois analisar a produção científica brasileira, por meio de recortes, é importante para criticar e descrever o que é publicado e examinar o uso de determinadas práticas metodológicas. A pesquisa caracteriza-se como bibliométrica descritiva com abordagem quantitativa. Os resultados indicam a evolução dos estudos experimentais no Brasil quando compara-se os resultados com levantamentos anteriores. Porém, ainda existem lacunas que devem ser preenchidas. Dessa forma, é apresentadada uma proposta para o avanço da pesquisa experimental no campo do comportamento do consumidor.
O objetivo do artigo é identificar como gestores de palcos de pequeno e médio porte de música ao vivo na cidade do Rio de Janeiro percebem a geração de valor cultural destes equipamentos e o papel que desempenham no ecossistema musical da cidade. O referencial teórico mobilizado divide-se em dois eixos complementares, um que debate a geração de valor cultural da música ao vivo e outro que analisa a anatomia de uma cidade criativa como forma de identificar o papel desses estabelecimentos no ecossistema musical da cidade. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com gestores de casas e artistas e analisada por meio de categorização prévia alinhada ao referencial teórico. Os resultados apontam como esses equipamentos geram valor cultural e se inserem no ecossistema musical da cidade, justificando a criação de políticas que evitem o fechamento desses espaços.
This study aims to identify mental triggers that explain the placebo effect process in marketing studies. To accomplish this, we conducted two experimental studies in which 62 university students (Study 1) and 121 volunteers from a teaching hospital (Study 2) participated. These studies evaluated different cosmetic products, in which we manipulated the perceived luxury of the packaging. Joint analysis of the results indicates that: a) the placebo effect affects both cognitive assessments and consumer behavioral responses; b) unlike other scientific fields, we did not verify the double mediation of expectation and motivation in the relationship between stimuli and response variables, and; c) consumer expectation was significant only in explaining the response variable when moderated at high levels by the persuasion of authority. We conclude our paper with our finding’s theoretical and managerial implications.
As empresas de tecnologia limpa (Cleantechs) utilizam diferentes tecnologias para o desenvolvimento de soluções e inovações no mercado. Entre essas tecnologias, o IoT (Internet of Things) se destaca por viabilizar a automação de processos e a criação de capacidades e soluções que diferenciam os modelos de negócios dessas empresas e podem gerar vantagens de mercado. A pergunta de pesquisa deste trabalho é: Como o IoT impulsiona o desenvolvimento de capacidades dinâmicas para obtenção de vantagem competitiva nas empresas Cleantechs? O objetivo é apresentar um modelo de desenvolvimento de capacidades dinâmicas por meio de IoT para obtenção de vantagem competitiva nas empresas Cleantechs. O percurso metodológico contou com a realização de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram realizadas 22 entrevistas, representadas por 17 empresas Cleantech. As lentes teóricas utilizadas foram: "IoT", "Capacidades Dinâmicas" e "Vantagem Competitiva". Os resultados indicam que o IoT pode minimizar os custos de transação no processo de adaptação de produtos e serviços, aumentar a previsibilidade de incertezas e riscos, além de fomentar a agilidade nas organizações. O trabalho apresenta como contribuição científica um modelo que demonstra como ocorre o desenvolvimento de capacidades dinâmicas via IoT para vantagem competitiva de mercado.
This study examines the effect of ethnocentrism and xenocentric consumer dispositions, and global culture on the purchase intention of national and global brands, in a developing country, conditioned on the individual’s social capital and identity. Through structural equation modeling, and a field experiment, we provide evidence that global preference bias, the cognitive duality of consumers in developing countries in choosing local or global brands, may be due to xenocentrism and global culture, and its interaction with consumer’s network and self-extension. It advances the understanding of global preference bias by bringing the perspective of micro and macro levels of group influence.
Worldwide, parenthood remains a major driver for the reduced participation of women in the job market, where discrimination stems from people's biases against mothers, based on stereotypes and misconceptions surrounding the vision of motherhood in our society. In academia, parenthood may be equally perceived as negatively affecting scientists' commitment and dedication, especially for women. Our survey conducted amongst Brazilian scientists found that mothers self-reported a higher prevalence of negative bias in their workplace when compared to fathers. The perception of a negative bias was influenced by gender and career status, but not by race, scientific field or number of children. Regarding intersections, mothers with less than 15 years of hiring reported having suffered a higher rate of negative bias against them. We discuss implications of these results and suggest how this negative bias should be addressed in order to promote an equitable environment that does not harm women in science.
Institution pages aggregate content on ResearchGate related to an institution. The members listed on this page have self-identified as being affiliated with this institution. Publications listed on this page were identified by our algorithms as relating to this institution. This page was not created or approved by the institution. If you represent an institution and have questions about these pages or wish to report inaccurate content, you can contact us here.
Information
Address
Rua Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo, Brazil
Website
www.espm.br