Citations

... Land use and land cover. Branco (1991) relata que a água desempenha funções fisiológicas fundamentais, como: dissolver e diluir todos os componentes solúveis que entrem no organismo; constituir veículo de elementos e compostos a serem excretados; regular a temperatura corporal pelo processo de absorção de calor. O autor descreve que nenhum outro solvente possui, considerando as temperaturas e pressões normais de nosso planeta, propriedades físicas, químicas e físico-químicas tão compatíveis com os processos biológicos terrestres. ...
Article
Full-text available
Water is an essential factor in the formation and maintenance of life. However, the water sources have suffered a strong impact on the quantitative and qualitative aspects. This paper aims at contributing to the understanding of the water quality problem related to nonpoint pollution sources. ArcView Generalized Watershed Loading Function (AVGWLF) model was used to demonstrate the phosphorus loads generated in an experimental watershed. Maps were created such as: land use and land cover, soil types, rivers, phosphorus concentration in the soil, among others, used as input files of the model. Four scenarios of land use and land cover were also created, namely, native and eucalyptus forest, pasture, coffee and bare soil and then the loads of phosphorus generated for each scenario were compared between 1998 and 2002. The parameter MU_AWC has a strong influence on the generation of the phosphorus load in groundwater, in simulations, because the increase of the parameter value reduces the simulated load. The results simulated by the model for the monthly charges follow seasonal variations in rainfall. The simulated values of phosphorus vary quantitatively in the following order, considering the scenarios of land use: native and eucalyptus forest, pasture, coffee and bare soil.
Chapter
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EXATAS E DA TERRA - Atualização de Área 1° semestre de 2023 - Livros Acadêmicos
Chapter
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EXATAS E DA TERRA - Atualização de Área 1° semestre de 2023 - Livros Acadêmicos
Conference Paper
Full-text available
RESUMO-Espaços disponíveis para melhoria da qualidade da água em áreas urbanas estão dia-a-dia mais escassos. A canalização e/ou retificação pretendiam promover a expansão urbana, a minimização de cheias, a redução de doenças de veiculação hídrica, entre outros. Porém, o aumento da impermeabilização, o confinamento dos rios, o lançamento de esgotos sanitários e a especulação imobiliária, resultaram no desequilíbrio do ciclo hidrológico em áreas urbanas, potencializando as cheias e transformando os rios em verdadeiros aquedutos de poluentes. Para recuperar os rios urbanos, lança-se mão de tecnologias para remoção de poluentes nos espaços públicos, preferencialmente em trechos ainda abertos, considerando as particularidades existentes na bacia hidrográfica onde estão inseridos. O presente trabalho descreve a trajetória das instituições públicas envolvidas para a definição de área para implantação de sistema combinando tecnologias sustentáveis, como filtros com plantas aquáticas, com características específicas de caule e raízes, que proporcionam ambiente adequado para o desenvolvimento e fixação de microrganismos que por meio de processos químicos e biológicos promovem a decomposição de matéria orgânica e liberação de nutrientes para as plantas para a melhoria da qualidade de água, ajustando-se a disponibilidade de área adjacente ao rio Juvevê, inserido na bacia do rio Belém em Curitiba-PR.
Chapter
Full-text available
Diante do desenvolvimento de produtos sustentáveis, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) vem incorporando cada vez mais no mundo corporativo. A RSE é uma forma de gestão de negócio estabelecida nas metas da empresa, cuja definição estende-se para relações comerciais e socialmente responsáveis. Portanto, envolvem-se os requisitos de produção e consumo sustentável para atender o mercado competitivo, que está fortemente relacionada com a área de Desenvolvimento de Produto. Esta concepção de gestão está dentro da compreensão e adequação dos dispositivos regulatórios sustentáveis como regulamentação de Leis, exigências do mercado e normas de sustentabilidade. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar a influência do marco histórico da sustentabilidade, por meio dos dispositivos regulatórios, em relação à RSE no Processo de Desenvolvimento de Produto. Este estudo é teórico e exploratório, de natureza experimental, baseada na revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados são amostras dos dispositivos regulatórios, que foram organizadas e analisadas, contemplando a analogia dos pontos que coincidem com o marco histórico e a gestão empresarial quanto a RSE. A discussão dos resultados apresenta a influência dos dispositivos regulatórios no Processo de Desenvolvimento de Produto sustentável.
Article
Full-text available
DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS, A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) VEM INCORPORANDO CADA VEZ MAIS NO MUNDO CORPORATIVO. A RSE É UMA FORMA DE GESTÃO DE NEGÓCIO ESTABELECIDA NAS METAS DA EMPRESA, CUJA DEFINIÇÃO ESSTENDE-SE PARA RELAÇÕES COMERCIAIS E SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS. PORTANTO, ENVOLVEM-SE OS REQUISITOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL PARA ATENDER O MERCADO COMPETITIVO, QUE ESTÁ FORTEMENTE RELACIONADA COM A ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. ESTA CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESTÁ DENTRO DA COMPREENSÃO E ADEQUAÇÃO DOS DISPOSITIVOS REGULATÓRIOS SUSTENTÁVEIS COMO REGULAMENTAÇÃO DE LEIS, EXIGÊNCIAS DO MERCADO E NORMAS DE SUSTENTABILIDADE. ASSIM, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR A INFLUÊNCIA DO MARCO HISTÓRICO DA SUSTENTABILIDADE, POR MEIO DOS DISPOSITIVOS REGULATÓRIOS, EM RELAÇÃO À RSE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. ESTE ESTUDO É TEÓRICO E EXPLORATÓRIO, DE NATUREZA EXPERIMENTAL, BASEADA NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS SÃO AMOSTRAS DOS DISPOSITIVOS REGULATÓRIOS, QUE FORAM ORGANIZADAS E ANALISADAS, CONTEMPLANDO A ANALOGIA DOS PONTOS QUE COINCIDEM COM O MARCO HISTÓRICO E A GESTÃO EMPRESARIAL QUANTO A RSE. A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS APRESENTA A INFLUÊNCIA DOS DISPOSITIVOS REGULATÓRIOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO SUSTENTÁVEL.