FIGURA 4 - available via license: Creative Commons Attribution 4.0 International
Content may be subject to copyright.
-Lareira em pedra, separando parcialmente o espaço. Fonte: 82 Distinctive Houses from Architectural Record (c1952, p. 234).
Source publication
Nos anos 1950, na cidade de São Paulo e em outros grandes centros brasileiros, a arquitetura moderna conquista sua hegemonia e chega à classe média. Na revista “Casa e Jardim”, naquela mesma década, constitui-se uma arquitetura — voltada a essa camada —, com linguagem moderna a que nomeamos “bem viver”. O contexto em que surge o “bem viver” é o da...
Citations
Neste artigo, expõem-se os resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento sobre as transformações na cultura arquitetônica em Belém em sua fase moderna (1940-1980). O artigo estrutura-se em três seções: a primeira refere-se aos procedimentos teóricos e metodológicos adotados para a análise das obras; a segunda, aborda o campo profissional em que engenheiros e arquitetos produziram algumas das obras aqui enfocadas, com uma breve análise dos processos de transformação nos seus usos e em sua materialidade; e a terceira parte trata desses edifícios considerando desaparecimentos, invisibilidades, a urgência de sua proteção e da construção de sua memória histórica, entendendo-os no interior de uma estrutura socioeconômica e cultural, muitas vezes adversa às lógicas de sua valorização e salvaguarda. Evidenciam-se neste escrito os percursos adotados para registrar, analisar e divulgar essa arquitetura, em busca de seu (re)conhecimento como fonte da memória e história de Belém.