Article

O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde

Source: OAI
3 Followers
 · 
187 Views
 · 
0 Downloads
    • "Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas guiadas por um roteiro temático e aplicadas, posteriormente a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, por parte dos sujeitos da pesquisa. Este tipo de instrumento permite que o pesquisador colha informações contidas nas narrativas dos atores do estudo (Minayo, 2004), através de uma conversação técnica e realizada face a face (Marconi & Lakatos, 1996 ). Vale ressaltar que tais entrevistas foram registradas com o uso de gravador, aplicadas individualmente, de acordo com os horários disponibilizados pelos depoentes no Hospital, e, consequentemente, transcritas na íntegra. "
    [Show abstract] [Hide abstract]
    ABSTRACT: This research analyzes the influence of psycho-emotional factors in diabetic, considering the knowledge of Traditional Chinese Medicine (TCM). Emotions are an integral part of human life, but also they can influence on disease factors when these are excessively strong. The fundamentals of MTC indicate the mutual relationship between the body organs and a specific emotion. In diabetes, the main affected organs are the spleen and the pancreas, both related to mental aspects. The study presents descriptive and analytical character with a qualitative approach. Data was collected by semi-structured interviews. 12 people aged between 40 and 80 were involved in this research. According to data, most participants indicate an important frequency of concern feelings. Tendency to psycho-emotional susceptibility and lack of control of thoughts were found. Resumo Esta pesquisa tem como objetivo compreender a influência de fatores psicoemocionais em pessoas com Diabetes Mellitus (DM), considerando os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). As emoções são parte integral da vida humana e, quando excessivamente intensas, podem atuar como fatores de adoecimento. O estudo apresenta caráter descritivo com abordagem qualitativa, utilizando entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. Participaram 12 pessoas entre 40 e 80 anos de idade. Os fundamentos da MTC indicam a relação mútua entre os órgãos e uma emoção específica. No DM, os principais órgãos prejudicados são o baço e o pâncreas, relacionados com o pensamento. Os dados indicam importante frequência do sentimento de preocupação na maioria dos entrevistados, diante de problemas. Constatou-se tendência à susceptibilidade psicoemocional, com falta de controle dos pensamentos.
  • Source
    • "El análisis de los registros de las narrativas siguieron las etapas propuestas por Minayo (2010): el pre-análisis, la exploración del material, y la interpretación de los resultados. "
  • Source
    • "Trata-se de estudo exploratório, que utilizou dados qualitativos (MINAYO, 2008) cujo trabalho de campo foi realizado com educadores e profissionais de saúde do Programa de Saúde na Escola (PSE), em um binômio Escola/Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Sapucaia do Sul/RS, no período de junho a setembro de 2013. A escolha do binômio Escola/ESF foi intencional, já que a equipe de saúde construiu um projeto com as ações e as estratégias para o desenvolvimento do PSE em 2012 e registrou todas as atividades em relatórios. "
    [Show abstract] [Hide abstract]
    ABSTRACT: A realização de políticas e programas de saúde nas escolas tem uma origem comum na Constituição Brasileira, que diz: " a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas " (BRASIL, 1988. pág. 33). Nesse sentido, a busca pela saúde deve ser uma meta da sociedade, com apoio de todos os setores e serviços, através de políticas e programas de governo, em especial, para a promoção da saúde (BRASIL, 2010). Assim, com o propósito de auxiliar no pleno desenvolvimento escolar e formação integral dos educandos, foi criado o Programa de Saúde na Escola (PSE), pelo decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, como uma ação interministerial da Educação e da Saúde (BRASIL, 2007). As ações do PSE devem considerar o contexto social e os equipamentos disponíveis em cada município e em cada escola e devem gerar impactos positivos na qualidade de vida dos educandos e da comunidade escolar (BRASIL, 2007 e BRASIL, 2011). Por esse motivo, ao implantar esse programa, os municípios devem assinar um termo de compromisso, com metas e objetivos característicos de cada comunidade e equipe de saúde, município e estado da federação (BRASIL, 2007). O Termo de Compromisso garante aos ministérios da educação e da saúde, que as secretarias municipais cumprirão algumas ações vinculadas à meta municipal, que reverterão na verba municipal do programa. O PSE é uma política de governo recente no município de Sapucaia do Sul, que tem como foco a promoção da saúde com a formação de hábitos saudáveis de crianças e adolescentes. Para esse fim, deve-se construir um projeto intersetorial, que envolva a interdisciplinaridade, a aproximação entre a escola e a equipe de saúde e a atuação dos profissionais. Pela complexidade de suas obrigações e de sua atuação, o PSE é um desafio aos gestores e executores do projeto. Este estudo visa descrever a implantação do Programa de Saúde na Escola pela visão de uma Equipe de Saúde da Família e de uma escola no município de Sapucaia do Sul-RS. PASSO A PASSO DO PROCESSO INVESTIGATIVO Trata-se de estudo exploratório, que utilizou dados qualitativos (MINAYO, 2008) cujo trabalho de campo foi realizado com educadores e profissionais de saúde do Programa de Saúde na Escola (PSE), em um binômio Escola/Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Sapucaia do Sul/RS, no período de junho a setembro de 2013. A escolha do binômio Escola/ESF foi intencional, já que a equipe de saúde construiu um projeto com as ações e as estratégias para o desenvolvimento do PSE em 2012 e registrou todas as atividades em relatórios. Foram realizadas dez entrevistas, com duração variável entre 15 e 40 minutos. Dentre os entrevistados estão dois profissionais de saúde de nível superior; três residentes do programa de Residência Integrada em Saúde, Atenção Básica em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública (ESP/RS); dois agentes comunitários de saúde; e três educadores. Assim,
    November 19 - 22, 2014; 11/2014
Show more